Na região do Novo Ângulo, mulheres de Hortolândia têm um “Dia de Beleza”

Ação, realizada no CRAS, nesta segunda-feira (10/03), faz parte da programação da Prefeitura para o Mês das Mulheres

Um dia de beleza, com massagem, manicure e maquiagem. Foi esta a proposta feita, na manhã desta segunda-feira (10/03), às atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Novo Ângulo, dentro da programação elaborada pela Prefeitura de Hortolândia para o Mês das Mulheres. Segundo a coordenadora da unidade, Viviane de Oliveira Moreira Barbosa, aproximadamente 35 mulheres participaram da ação que buscou fortalecer as relações sociais, os vínculos com a comunidade e a autoestima das participantes.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pela iniciativa, além de valorizar a autoestima das mulheres, o Dia da Beleza no CRAS Novo Ângulo buscou ainda proporcionar momentos de lazer, descontração e integração às mulheres acompanhadas no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), trazer informações sobre os direitos das mulheres, estimular o amor próprio, mostrando que a mulher deve se sentir amada e especial. 

“O nosso intuito é sempre entregar o melhor aos nossos munícipes, mais oportunidades, mais dignidade e cuidado. O CRAS estará sempre trabalhando por ações que beneficiam a população que usa os serviços. O desejo é que as mulheres vejam o dia de hoje como um avanço em sua autoestima”, afirmou a secretária Maria dos Anjos Assis Barros.

Nesta terça-feira (11/03), pela manhã, haverá palestra e roda de conversa sobre “O protagonismo das mulheres na superação de contextos intergeracionais de violação de direitos”, no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), na Vila Real. A atividade é fechada às famílias atendidas pelo PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), serviço que oferece apoio, orientação e acompanhamento a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados. O tema será abordado pelas técnicas do serviço. A expectativa é que umas 30 mulheres sejam atendidas nesta atividade.

Durante a realização da roda de conversa com as pessoas adultas, as equipes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e das Medidas PSC (Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade) farão atividades com as crianças. A palestra terá por objetivo fortalecer a família no seu papel de proteção, incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, prevenir a reincidência de violações de direitos, contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários, contribuir para romper com padrões violadores de direitos no interior da família e contribuir para a reparação de danos e da incidência de violação de direitos.

“Considerando-se o CREAS como um espaço privilegiado de fortalecimento da função protetiva de famílias e indivíduos expostos a contextos de risco e de violação de direitos, planejou-se a seguinte ação com o intuito de, em meio à complexidade dos atendimentos usuais, construir um espaço no qual a mulher, que na maior parte dos casos exerce o protagonismo nas funções de cuidado e de mediadora de direitos, possa ocupar a posição de cuidada. Para tal, haverá roda de conversa, varal solidário, cortes de cabelo e disponibilidade de orientações sociojurídicas, e psicossociais”,  esclareceu o coordenador do CREAS, Diego Caroli Orcajo.