Literalendo 2025 terá contação de histórias

“Griots, os contadores de história” estão confirmados no evento literário da Prefeitura de Hortolândia, que será no último domingo de maio

A “Associação Griots, os contadores de história”, sediada em Campinas, estará na 4º edição do Literalendo, festa literária que a Prefeitura promoverá no último domingo do mês, dentro dos festejos pelos 34 anos de emancipação de Hortolândia. A atração foi confirmada pelos organizadores da festa, que acontecerá no dia 25 de maio, das 11h às 17h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.  

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os Griots farão uma oficina de brincadeiras cantadas e contação de histórias, das 12 às 14h. Na página da associação do grupo na internet, os Griots se apresentam como tendo a missão de “entreter, estimular e incentivar a leitura através da arte de contar histórias, junto às crianças, adolescentes e idosos nos hospitais e nas casas de apoio, contribuindo para melhora do ambiente e do bem-estar de todos os envolvidos, incluindo seus familiares e a equipe de profissionais”.

O Literalendo é uma iniciativa para celebrar a política pública de incentivo à leitura no município. Neste ano, o tema escolhido é “O livro e seus encantos”. Duas outras atrações já foram divulgadas: a apresentação da dupla de palhaços cantores “Patati Patatá”, no palco principal, e a exposição “Varal Étnico Ancestral”, que reunirá trabalhos autorais de 30 professores de Arte – panôs artísticos sobre algodão cru, com uso de tinta, sementes, miçangas e acabamentos manuais que expressam a ancestralidade, a diversidade e a força cultural dos povos originários e afrodescendentes.

Segundo os organizadores, também está mantida a tradicional distribuição gratuita de livros paradidáticos e a feira de produtos alimentícios do Programa da EcoSol (Economia Solidária). A programação completa ainda está sendo fechada e será divulgada na próxima semana. 

“O Literalendo é mais do que um evento literário — é um movimento de valorização da leitura, da cultura e da convivência. Estamos preparando cada detalhe com muita dedicação para que esta edição seja ainda mais especial”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.