Hortolândia faz busca ativa para monitorar cobertura vacinal de crianças

Ação será neste sábado (10/08) e nos dias 17 e 24 deste mês

A Prefeitura de Hortolândia realiza busca ativa vacinal da população infantil, neste sábado (10/08). Equipes de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão percorrer diferentes regiões da cidade, a partir das 8h. A ação, denominada Monitoramento Estratégico de Vacinação, é para verificar a cobertura vacinal contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo de crianças de seis meses a menos de cinco anos. O monitoramento será feito conforme a determinação preconizada pelo Ministério da Saúde.

A ação consistirá em visitas domiciliares pelas equipes das UBSs. Os agentes vão verificar a carteira de vacinação das crianças. Caso elas estejam faltantes com as vacinas contra Poliomielite, Sarampo ou demais vacinas do Calendário Nacional de Imunização, os agentes farão a aplicação das doses. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal das crianças, que tem registrado queda nos últimos anos. O monitoramento é realizado periodicamente em âmbito nacional.

Neste sábado, as equipes das UBSs Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Figueiras, Orestes Ôngaro, Parque do Horto, Santa Clara e São Jorge vão percorrer quatro ruas das suas respectivas regiões de abrangência. Cada equipe deverá fazer a busca ativa de 24 crianças. O monitoramento será por amostragem. A meta para Hortolândia foi estipulada pelo governo do Estado, que ainda informou que a população infantil de seis meses a menos de 5 anos do município é de 13.397 crianças.

A Prefeitura solicita para que os moradores recebam as equipes das UBSs. Os agentes vão se identificar e se locomover pelas regiões com veículo, também identificado, da Secretaria de Saúde.

A ação continuará nos dois próximos sábados (17 e 24/08). No dia 17/08, o monitoramento será realizado pelas equipes das UBSs Amanda I, Amanda II, São Bento e Taquara Branca. Por fim, no dia 24/08, os agentes das UBSs Adelaide, Jardim Esmeralda, Novo Ângulo, Nova Europa, Rosolém e Santiago percorrerão as ruas de suas áreas de abrangência.

A Secretaria de Saúde salienta que as crianças que, porventura, não forem visitadas pelas equipes também poderão receber as vacinas faltantes. Para isso, basta as famílias ou os responsáveis levarem as crianças na UBS mais próxima de onde moram ou de referência. As vacinas do Calendário Nacional de Imunização estão disponíveis nas UBSs do município.