Hortolândia esclarece dúvidas sobre vacina ACWY

Dose é somente para crianças ainda não imunizadas com o reforço contra Meningite

A aplicação da vacina ACWY para proteger crianças contra a Meningite tem causado dúvidas na população. A Prefeitura de Hortolândia esclarece que a vacinação é somente para crianças da faixa etária de 12 meses a menos de 5 anos que ainda não receberam a dose de reforço contra a doença. Hortolândia iniciou a imunização de reforço com a vacina ACWY para esse público infantil no dia 1º deste mês, conforme determinação preconizada pelo Ministério da Saúde.

A enfermeira do programa de imunização do município, Ana Paula Fernandes, reforça a orientação que crianças com 12 meses ainda não imunizadas com a dose de reforço contra a Meningite devem receber a vacina ACWY.

De acordo com a estimativa da Secretaria de Saúde, a população infantil prevista para completar 12 meses até dezembro deste ano é em torno de 1.100 crianças.

Caso a criança já tenha recebido a dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica C, não precisa tomar a vacina ACWY, uma vez que já está devidamente protegida contra a Meningite. Nesse caso, a criança receberá a vacina ACWY com 11 anos.

ESQUEMA VACINAL

A enfermeira Ana Paula Fernandes explica que o esquema vacinal primário contra a Meningite é formado pelas seguintes doses:
–  1ª dose: aplicada na criança aos três meses (vacina meningocócica C)

–  2ª dose aos cinco meses (vacina meningocócica C)

–  Dose de reforço aos 12 meses (vacina ACWY)

Anteriormente, a dose de reforço era feita com a vacina meningocócica C. De acordo com a nova determinação do Ministério da Saúde, a dose de reforço contra a Meningite agora é feita com a vacina ACWY. Esse imunizante protege a criança contra os quatro tipos da doença. A vacina ACWY já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo aplicada em adolescentes com 11 anos.

O Ministério da Saúde determinou a substituição da dose de reforço com a vacina ACWY no lugar da vacina meningocócica C de acordo com as Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030, publicadas pelo Brasil, dentro do Pacto Mundial de prevenção e combate à meningite, que busca reduzir a incidência de casos nos países participantes até 2030.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Em Hortolândia, a aplicação da vacina ACWY é feita, diariamente, das 7h30 às 15h30 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

A Secretaria de Saúde reforça que as salas de vacinação de cinco UBSs funcionam em horário ampliado para possibilitar que as crianças sejam imunizadas durante a semana.

As cincos UBSs cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado durante a semana são:

– UBS Amanda II: até às 17h30

– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30

– UBS Rosolém: até às 17h30

– UBS Santa Clara: até às 17h30

– UBS Figueiras: até às 18h30