Hortolândia encerrará nesta sexta-feira (19/12) atividades letivas na rede municipal de ensino

Após férias escolares, profissionais da Educação voltarão ao trabalho no dia quatro de fevereiro para a Jornada Pedagógica

Em Hortolândia, após um ano inteiro de estudos e diversas atividades pedagógicas, as merecidas férias escolares surgem no horizonte. Nesta sexta-feira (19/12), crianças, jovens e adultos, estudantes das mais diversas modalidades de ensino, bem como os profissionais da rede municipal de educação, concluem o ano letivo de 2025, nas 60 unidades próprias da rede e nas 8 EEIs (Escolas de Educação Infantil), gerenciadas pela Associação Maria do Carmo. 

Para os cerca de 25 mil alunos municipais, é hora de encerrar mais um ciclo de aprendizados no ambiente escolar e saborear o período de convivência mais próxima com os amigos do bairro, de outros círculos de convivência, e com a família. Assim como os estudantes, para os 2.400 profissionais da educação, dentre eles 1.145 professores, é tempo de descansar e renovar as forças para o ciclo de 2026.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as atividades pedagógicas serão retomadas na primeira semana de fevereiro, numa quarta-feira, dia 04/02, com a tradicional Jornada Pedagógica; e na quinta-feira, dia 05/02, com a primeira reunião de pais e responsáveis de 2026.

Durante o período de calmaria nas escolas, as equipes do Departamento de Manutenção Escolar e da empresa contratada pela Prefeitura trabalharão nos serviços de limpeza, roçagem, manutenção e reforma dos prédios para que tudo esteja pronto para o reencontro, em fevereiro.

“As férias escolares vão muito além de uma pausa. É um período fundamental para o bem-estar de toda a nossa comunidade educativa. Profissionais de educação, crianças, estudantes e funcionários dedicaram-se intensamente ao longo do ano, e este momento de descanso é vital para recarregar as energias. Uma mente descansada aprende melhor e ensina com mais entusiasmo. Queremos que todos aproveitem esse tempo com suas famílias para que possamos retornar com fôlego renovado e ainda mais disposição”, afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Simone Locatelli.