Hortolândia divulga editais para obras de Centro Especializado em Reabilitação e CAPS AD

Prefeitura publicou os documentos de licitação para construção das duas novas unidades especializadas de saúde


Hortolândia avança com mais ações na saúde pública para beneficiar toda a população. A Prefeitura divulgou os editais de licitação para as obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Os editais foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do município, na edição desta quarta-feira (13/08), que pode ser acessado no portal da Prefeitura por meio deste LINK. As construções das novas unidades de saúde especializada serão executadas com recursos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o CER será de porte II, destinado para atendimento de duas modalidades de reabilitação: física e intelectual, unificando serviços de reabilitação que atualmente são oferecidos pela Prefeitura no CEM, no Centro Integrado de Educação e Reabilitação (CIER) Romildo Pardini, (CIER) e no Centro de Reabilitação Física (CRF) Mônica Cristina Blanco. A futura unidade será na região do Jardim Green Park, próximo ao CEM (Centro de Especialidades Médicas).

Conforme informações no site do Ministério da Saúde, os CERs podem ser de quatro portes. A diferença de cada porte está relacionada com o número de modalidades de reabilitação oferecidas. No caso do CER de Hortolândia, serão reabilitações física e intelectual.

CAPS AD

O outro edital de licitação é para a obra do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). A futura unidade será na região do Jardim Terras de Santa Maria.

O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. A unidade atua com o objetivo de estimular a integração social e familiar dos pacientes e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem a necessidade de agendamento. Atualmente, o CAPS AD funciona em imóvel locado pela Prefeitura na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia. Na área de saúde mental, Hortolândia tem ainda outros dois CAPSs: IJ (InfantoJuvenil), que atende crianças e adolescentes de até 18 anos com transtornos mentais, e Vida, para pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as obras das duas unidades seguem cronogramas do Ministério da Saúde. As datas de início das obras ainda não foram definidos pelo órgão federal. A previsão é que as duas obras sejam concluídas em três anos.

VILA DA SAÚDE

O CER e o CAPS AD integram o projeto Vila da Saúde, em implantação pela Prefeitura. A vila irá centralizar vários serviços de saúde dentro de um mesmo perímetro.

O projeto já concluiu as obras de reforma, modernização e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas e da central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e a implantação do Jardim Terapêutico Querubim, qu fica dentro do Espaço Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago. A Vila da Saúde ainda prevê as obras de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

DUAS NOVAS UBSs

No fim do mês passado, a Prefeitura divulgou os editais de licitação de duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma no Jardim Amanda e uma no Jardim Terras de Santa Maria.

ENTREGA

Este ano, a Prefeitura de Hortolândia já realizou a entrega da reforma da UBS Santa Clara.