Prefeitura realiza a ação neste sábado (24/05), das 8h às 16h30, nas UBSs Amanda II, Novo Ângulo, Parque do Horto, Rosolém e Santa Clara
Você está sem tempo para se vacinar durante a semana? Então, aproveite para fazer isso neste fim de semana. A Prefeitura de Hortolândia promove o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe, neste sábado (24/05). Na ação, os moradores também poderão atualizar a carteira de vacinação contra outras doenças.
A ação será, das 8h às 16h30, nas seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde):
– Amanda II
– Novo Ângulo
– Parque do Horto
– Rosolém
– Santa Clara
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, reforça que no “Dia D” serão disponibilizadas vacinas contra outras doenças, como COVID-19 e Dengue. Por falar em Dengue, o município recebeu do governo do Estado mais doses da vacina nesta quarta-feira (21/05).
Durante o “Dia D”, a população ainda poderá receber doses de imunizantes que integram o Calendário Nacional de Vacinação, como Varicela, HPV, Febre Amarela, dentre outras. A única vacina que não será ofertada é a BCG.
GRIPE
A coordenadora Ana Paula Fernandes ressalta ainda que é importante que a população compareça no “Dia D”, este sábado, para se imunizar contra a gripe. Desde esta terça-feira (20/05), Hortolândia ampliou a imunização contra a doença para a população em geral a partir de seis meses.
PÚBLICOS PRIORITÁRIOS
Na campanha deste ano, os públicos prioritários são:
– Crianças de seis meses a menos de seis anos de idade
– Gestantes
– Idosos com idade acima de 60 anos
A meta é imunizar 90% desses três públicos. A vacina contra a gripe já integra o Calendário Nacional de Vacinação deste ano para os três públicos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até sexta-feira (16/05) o município havia imunizado 3.037 crianças menores de seis anos (17% da cobertura vacinal), 88 gestantes (4% da cobertura vacinal) e 11.602 idosos (36% da cobertura vacinal).
OUTROS PÚBLICOS
Na campanha deste ano também poderão receber a vacina contra a gripe os seguintes públicos:
– Puérperas
– Povos indígenas aldeados ou não
– Pessoas em situação de rua
– Trabalhadores da Saúde
– Trabalhadores da Educação
– Profissionais das Forças Armadas, de salvamento e de segurança
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Profissionais do transporte coletivo
– Trabalhadores portuários
– Trabalhadores do Correios
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Portadores de comorbidade
Apesar da orientação preconizada pelo governo do Estado para os municípios realizarem o Dia D em 10/05, Hortolândia optou por realizar o Dia D neste sábado. A decisão foi tomada a fim de estimular maior participação dos moradores, uma vez que o dia 10 foi véspera do Dia das Mães e no dia 17 aconteceu a Festa do Peão.