Ações educativas por um trânsito mais seguro no entorno das unidades de ensino de Hortolândia continuam nesta semana

Atividades são realizadas por equipes da Prefeitura em 12 escolas da cidade

As ações educativas por um trânsito mais seguro continuam em Hortolândia na segunda semana após a volta às aulas nas unidades de ensino da cidade. Equipes da Prefeitura seguem, durante toda a semana, com panfletaço informativo e atividades interativas em dois períodos (matutino e vespertino) para alunos de diferentes faixas etárias em 12 escolas municipais de educação infantil, ensino fundamental, além de particulares e estaduais. O objetivo é contribuir com a segurança de pais, professores e alunos.

CONSCIENTIZAÇÃO POR UM TRÂNSITO SEGURO

Semana passada, o esquema de fiscalização nas ruas e avenidas no entorno das escolas foi realizado e ajudou na fluidez no trânsito durante a chegada e a saída das unidades. A fiscalização intensifica o cumprimento das leis de trânsito no embarque e desembarque dos veículos, estacionamento correto, travessia na faixa de pedestres e demais situações que possam atrapalhar a fluidez do tráfego causando lentidão no trânsito e colocando a segurança das pessoas em risco. 

Na primeira quinzena de janeiro, monitores do transporte escolar privado receberam um curso de capacitação e orientação ministrado pelas equipes de Educação de Trânsito e Divisão de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana. Participaram aproximadamente 150 monitores.  A reunião teve o objetivo de padronizar o trabalho destes monitores que auxiliam os motoristas e trabalham diretamente com os alunos. Foram ofertadas dicas de segurança viária durante o transporte como, por exemplo, o correto uso do cinto de segurança dos alunos durante o trajeto das vans nas vias públicas, além da orientação para a travessia ser sempre na faixa de pedestres quando sair das vans, tanto para chegar às unidades de ensino ou às residências após as aulas. 

SEGURANÇA VIÁRIA

O conjunto do trabalho realizado pela Prefeitura, desde 2017, passando pelo “Maio Amarelo”, tem sempre o objetivo de zerar os acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade. Para salvar vidas no trânsito, acontecem, diariamente, uma série de serviços. Além das atividades educativas e fiscalização,  também são realizados o reforço na sinalização de solo (foram 20 mil metros quadrados em 2024, inclusive no entorno de unidades de ensino) e vertical e a implantação de novos radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. A cidade ainda recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, readequação do fluxo do trânsito nas ruas e avenidas e investimentos na malha cicloviária.