Criada na primeira gestão do prefeito Zezé Gomes, Feira Noturna se consolida como espaço de geração de renda e convívio social em Hortolândia; encontro reuniu cerca de 20 feirantes e apresentou novas oportunidades de capacitação e crédito acessível
A manhã desta segunda-feira (21/07) foi marcada por diálogo e valorização do trabalho dos pequenos empreendedores de Hortolândia. O prefeito Zezé Gomes recebeu, no Salão Nobre do Palácio dos Migrantes, um grupo com cerca de 20 feirantes da Feira Noturna do Jardim Nova América, iniciativa criada durante o seu primeiro mandato e que hoje se espalha por diversos bairros da cidade. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, teve como objetivo ouvir os feirantes, apresentar novas ações de apoio ao setor e reforçar o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do empreendedorismo popular, que tem gerado emprego, renda e oportunidades para centenas de famílias hortolandenses.
Estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Dimas Pádua, e o secretário adjunto, Rodrigo Oliveira, que compartilharam com os trabalhadores informações importantes sobre serviços de apoio, como o Banco do Povo Paulista, que oferece linhas de crédito com juros baixos, e os cursos de capacitação gratuitos em parceria com o Sebrae Aqui.
“Essas feiras não são apenas espaços de venda. Elas são espaços de convivência, de identidade e de oportunidade para os moradores. Quando pensamos lá atrás na criação da Feira Noturna, sabíamos do potencial de transformação que ela poderia trazer para a cidade. Hoje é gratificante ver que essa ideia cresceu, se espalhou e se tornou uma política pública sólida, que gera dignidade para quem trabalha e qualidade para quem consome”, destacou o prefeito Zezé Gomes.
Zezé também ressaltou que sua gestão segue empenhada em garantir que os feirantes tenham todas as condições necessárias para trabalhar com dignidade, desde infraestrutura adequada até acesso à informação, crédito e capacitação. “Estamos sempre abertos ao diálogo. Nosso objetivo é melhorar, ampliar e fortalecer o empreendedorismo local. Cuidar de pessoas também é oferecer oportunidades para que possam crescer com o próprio esforço, com o apoio do poder público”, completou.
“Este diálogo é de extrema importância para o nosso segmento já que, aqui, é uma troca de ideias que contribuem com o alavancamento dos negócios. Todos querem aumentar as vendas e, por meio de novas estratégias definidas, realizamos estes debates que nos ajudam a crescer, além de dar as sugestões necessárias para passar adiante novas possibilidades”, comenta Liliana Souza Silva, 34 anos, moradora do Jardim Nova América e feirante do ramo de hortaliças e hortifruti. Liliana trabalha na feira noturna do bairro em que reside e em alguns pontos em diferentes regiões da cidade.
A Feira Noturna do Jardim Nova América foi uma das primeiras implantadas pela atual gestão e, desde então, serviu de modelo para a implantação de novas feiras em diferentes bairros da cidade. Com funcionamento em horário alternativo, as feiras oferecem ao público uma variedade de produtos, como hortifrúti, lanches, alimentos artesanais, itens de utilidade doméstica e atrações culturais, promovendo também lazer e segurança alimentar para a comunidade.

Para os feirantes, o encontro foi uma oportunidade de apresentar sugestões, relatar desafios e conhecer os mecanismos de apoio oferecidos pela Prefeitura. Muitos destacaram a importância de uma gestão que escuta e oferece caminhos reais para o fortalecimento de seus negócios.
O secretário Dimas Pádua reforçou que a pasta está à disposição para orientar e ajudar os empreendedores a acessarem os serviços oferecidos no município. “Nosso papel é ser ponte. Temos hoje diversas ferramentas que podem fazer a diferença na vida de quem empreende, especialmente os pequenos. O Banco do Povo, por exemplo, permite que o trabalhador invista no próprio negócio com taxas acessíveis. Já o Sebrae oferece capacitações práticas, com foco em gestão, marketing, finanças e muito mais. O feirante, quando bem preparado, cresce, se fortalece e melhora ainda mais a experiência dos consumidores”, afirmou o secretário.
A Prefeitura de Hortolândia tem investido, nos últimos anos, em programas que incentivam a economia local, seja por meio do apoio ao pequeno negócio, do estímulo às compras públicas com fornecedores locais ou pela valorização da agricultura familiar e dos serviços de bairro.“A reunião com os feirantes também teve o papel de reforçar que, com organização, diálogo e apoio, é possível construir uma cidade mais justa, empreendedora e solidária. Ouvir a população e trabalhar junto com quem está na ponta é a forma mais eficaz de fazer política pública que funciona de verdade”, finalizou Zezé.