Prefeito Zezé Gomes visitou a sede da empresa e comemora retomada das operações da fabricante de trens
O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou nesta quarta-feira, 7 de maio, a sede da empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada no município. Acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Dimas Pádua, e pelo secretário adjunto da pasta, Rodrigo Oliveira, Zezé foi recepcionado pelo presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, que apresentou a linha de produção e revisão técnica dos trens do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrô. A visita marcou um momento de otimismo para a economia local, com a confirmação da retomada das atividades industriais da empresa, que volta a operar de forma robusta após um período de inatividade.
Segundo o prefeito, a CAF está em plena atividade graças ao contrato firmado com o Governo da Bahia, que prevê a revisão e adequações técnicas de 40 composições do VLT que atenderão à região do Subúrbio, em Salvador. O projeto impulsionou a geração de empregos e trouxe novo fôlego à economia de Hortolândia. “Com a retomada dos investimentos no trem de passageiros e, mais recentemente, com a revisão e adequações técnicas em 40 trens (VLTs) de Salvador, a CAF vem retomando suas operações em Hortolândia depois de um período de ociosidade. Com as encomendas, novos trabalhadores foram contratados. Recentemente, mais de 60 novos colaboradores foram contratados e, com o apoio do nosso PAT, a empresa deve contratar muito mais, o que é bom para a nossa cidade e para a economia”, destacou Zezé.
A retomada das operações da CAF em Hortolândia está diretamente ligada ao projeto de mobilidade urbana do Governo da Bahia. O investimento estadual, que ultrapassa os R$ 820 milhões, tem como objetivo requalificar a malha ferroviária da capital baiana, com foco no transporte sobre trilhos para a região do Subúrbio. Os trens são do modelo URBOS 100, fabricado pela CAF desde 2008 e reconhecido por sua durabilidade, conforto e eficiência. Cada composição conta com sete vagões, duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros.
A visita de Zezé ocorreu poucos dias após uma vistoria técnica feita pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também na sede da CAF em Hortolândia.
O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, detalhou o processo de revisão técnica das composições. “Mesmo estando em ótimo estado, os trens estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens novos aportados para garantir que eles saiam daqui como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou. A revisão inclui a checagem da carroceria, motores, parte elétrica e mecânica, além da substituição de peças de borracha, baterias e renovação da pintura.
Além da modernização técnica, o projeto também leva em conta aspectos sociais e culturais da população que utilizará o novo sistema. Alguns dos trens estão sendo adaptados para acomodar marisqueiras, garantindo o transporte adequado de seus produtos, uma demanda específica da região do Subúrbio soteropolitano.
Segundo o cronograma divulgado pelo governo da Bahia, 14 das 40 composições já chegaram à fábrica da CAF em Hortolândia e as demais devem ser entregues até o fim de 2025. À medida que forem concluídas, as composições seguirão para Salvador. Os testes iniciais nos trilhos do VLT estão previstos para o início de 2026.
Para o prefeito Zezé Gomes, a retomada das operações da CAF tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social de Hortolândia e destacou o projeto do Governo do Estado de São Paulo, que prevê a implantação do trem intercidades, beneficiando as cidades de Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas. “Essa parceria entre o setor público e privado mostra como os investimentos em infraestrutura e mobilidade podem gerar empregos, qualificação e renda. Hortolândia se orgulha de abrigar uma empresa como a CAF, que tem atuação internacional e contribui para transformar a realidade das nossas cidades”, concluiu.
A visita reforça a importância de Hortolândia como polo industrial estratégico no setor ferroviário, além de destacar o papel da gestão municipal na articulação por mais investimentos e oportunidades para a população. Com o avanço das obras e entregas previstas, a CAF se consolida como uma das principais protagonistas da retomada do transporte ferroviário urbano no Brasil.