Primeira etapa de visitas para pesquisa das necessidades atuais dos comerciantes foi concluída no Jd. Novo Ângulo
Equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, nesta semana, a segunda etapa de visitas aos comerciantes, empreendedores e microempreendedores com o objetivo de entender as necessidades de cada um deles. Após a conclusão do trabalho em espaços localizados em bairros da região do Jardim Novo Ângulo, agora, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, equipes capacitadas vão até os comércios em bairros localizados na região do Jardim Nova Europa (Jd. Conceição, Jd. Aline, Jd. Brasil, Vila Guedes, Jd.Santiago) ouvir os microempreendedores e realizar a orientação necessária para cada caso, além do encaminhamento aos serviços desenvolvidos pela Prefeitura (espaços do empreendedor) e órgãos parceiros.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, nas visitas, os agentes entregam aos comerciantes um questionário para a avaliação da situação do comércio local. Também são propostas reuniões com o poder público, além da mostra dos cursos em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para planejamento, precificação e marketing, por exemplo. Também são apresentados os benefícios do Banco do Povo, que pode oferecer aporte de até 20 mil reais para o empreendedor. Após a conclusão do ciclo de visitas nas cinco regiões da cidades, serão realizados estudos com levantamento dos números e informações coletadas sobre o atual cenário do microempreendedorismo em Hortolândia para o planejamento de novas ações na área.
“Nos últimos 10 anos, o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade saltou de R$ 8,7 bilhões para R$ 18 bilhões. Temos mais de 30 mil empresas ativas na cidade. Deste número, 75% são de microempreendedores. Portanto, esta parcela importante contribui muito com o desenvolvimento da cidade, aumento da arrecadação e geração de empregos. Estar atento às necessidades do setor é importante para planejarmos nossas ações lado a lado com o setor”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.
HORTOLÂNDIA EMPREENDEDORA
Em 2024, Hortolândia foi a segunda cidade da região em número de atendimentos pelo Sebrae, atrás apenas de Campinas. De acordo com o órgão, Hortolândia registrou um total de 53.098 atendimentos, realizados por meio de diversos canais oferecidos pela instituição, como consultorias online, eventos, feiras, Sebrae Aqui, Sebrae Móvel e atendimentos presenciais. Deste total, o posto Sebrae Aqui de Hortolândia teve um papel fundamental, com 5.755 atendimentos presenciais, sendo 4.894 realizados por pessoas físicas e 861 por pessoas jurídicas.
Os espaços parceiros da Prefeitura de apoio aos empreendedores de Hortolândia funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”, na Rua Projetada 12, nº 100, no Jd. Metropolitan.