Inscrições para “Café de Afroempreendedores” estão abertas

Evento gratuito acontecerá nesta segunda-feira (12/05), no Jardim Nossa Senhora de Fátima

A Prefeitura de Hortolândia promoverá, na próxima segunda-feira (12/05), o “Encontro de Afroempreendedores”. O evento, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é gratuito e acontecerá, a partir das 9h, no Gold Eventos, na Rua Cícero Ramos Meira, 665, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Voltado a empreendedores negros da cidade, o Café está na programação de aniversário pelos 34 anos de emancipação de Hortolândia.

Para participar é preciso se inscrever previamente, por meio deste link ou do QRCode abaixo.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o objetivo do Café é fomentar o crescimento econômico de negócios conduzidos por afro-brasileiros, além de valorizar a cultura afrodescendente e incentivar o protagonismo negro no empreendedorismo.

Destaques da programação:

O evento contará com o depoimento de quatro afro-empreendedores locais, que compartilharão suas histórias de vida e experiências profissionais. São eles:

  • Josué Rosa, sócio na Big Jow Hamburgueria, especializada em Fabricação de alimentos e pratos prontos;
  • Bruno Mendes, dirigente da Associação dos Produtores de Pão de Queijo de Hortolândia e responsável pela fábrica Fiel;
  • Bruna Saraiva, cabeleireira e proprietária do salão B. Saraiva Cachos, referência local no cuidado com os cabelos crespos e cacheados;
  • Anderson Torres, engenheiro e gerente de Segurança da Informação com atuação na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Dados disponibilizados pelo Sebrae mostram que o afroempreendedorismo no Brasil tende a crescer, com cada vez mais pessoas autodeclaradas negras abrindo seus próprios negócios. Assim, de acordo com o Sebrae, cerca de 33% dos empreendedores brasileiros são negros e esse número tem crescido constantemente, fazendo com que o empreendedorismo negro movimente quase R$ 2 trilhões por ano no País.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, destaca que o evento será uma oportunidade de apresentar os serviços da Prefeitura voltados ao empreendedor, como a Casa do Empreendedor, o Banco do Povo, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além das ações realizadas em parceria com o Sebrae.