Hortolândia retoma programa Turismo Industrial

Nesta terça-feira (22/04), alunos da associação Patrulheiros de Hortolândia visitaram a empresa Massa Boa

Hortolândia implementa ações para fortalecer sua vocação turística. Uma das ações é a retomada do programa Turismo Industrial, realizado pela Prefeitura.

A retomada aconteceu com a visita de um grupo de alunos adolescentes da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim do município à fábrica da empresa Massa Boa, nesta terça-feira (22/04).

O programa consiste em promover visitas da população às unidades fabris de grandes empresas instaladas na cidade. As visitas são guiadas por profissionais que atuam na unidade programada para receber os grupos de visitantes. A ação foi criada pela Prefeitura, em 2018.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, reforça que a retomada do programa é uma ação para promover o desenvolvimento local ao aproximar os moradores e as grandes empresas estabelecidas na cidade.

“Turismo industrial significa democratizar as unidades produtivas em nossa cidade para a real compreensão da sociedade. O programa é muito importante por promover visitas de alunos de 2º grau e de escolas técnicas às unidades produtivas instaladas em Hortolândia. Com o programa, geramos o sentido de pertencimento. Compreensão das atividades profissionais que demandam as unidades produtivas do município”, explica Pádua.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação dos produtos da empresa. Os adolescentes também puderam ver como é o funcionamento da linha de produção. A empresa visitada, Massa Boa, integra a Associação dos Produtores de Pão de Queijo de Hortolândia e Adjacências. A entidade, criada com o apoio da Prefeitura, em 2024, é formada por 12 empresas.


VISITA PROVEITOSA

Para a assistente social da entidade, Patricia Jorge, que acompanhou os alunos, a visita foi proveitosa.

“O balanço foi bem positivo. A visita foi uma atividade extraclasse. Os alunos se mostraram interessados. Fizeram perguntas e ficaram empolgados ao ver como é a produção de pão de queijo. É muito importante para os jovens, que estão em processo de formação, conhecer como é o funcionamento de uma empresa. Na prática, fica mais claro para eles o conhecimento aprendido em sala de aula”, destacou Patricia.

Ainda de acordo com a assistente social, alguns alunos demonstraram também interesse em atuar na área futuramente. Diante disso, ela destacou que o programa funciona como uma vitrine profissional para os jovens.

“É extremamente importante que as grandes empresas que estão no município deem oportunidade para que os jovens estudantes possam retornar, um dia, como aprendizes”, salientou a assistente social.

O programa já tem mais visitas programadas para os dias 29 deste mês e 25/05 em outras empresas que integram a Associação dos Produtores de Pão de Queijo de Hortolândia e Adjacências.

INVESTIMENTOS

O secretário Dimas Corrêa Pádua ressalta que a retomada do programa está inserida no processo de consolidação do turismo em Hortolândia.

Esse processo, destaca o secretário, é formado pelas diversas ações que a Prefeitura tem realizado, como, por exemplo, investimento em obras de infraestrutura. Inclui também obras de construção de novas áreas de lazer, como a do futuro parque socioambiental do Jardim Amanda, e os futuros investimentos em recuperação ambiental e recomposição de lâminas de água de lagos e lagoas.

“Nossa cidade cresce, e junto com investimentos públicos, enaltece nossa condição de turismo. Os setores de hospedagem e gastronomia também vem crescendo. Tanto que estamos fazendo o mapeamento desses estabelecimentos. Hortolândia já tem um ponto turístico de destaque, que é a Ponte Estaiada, que já se tornou um símbolo da cidade. E, além disso, estamos trabalhando para consolidar Hortolândia como a ‘Capital do Pão de Queijo’”, destaca o secretário.