Semana de Assistência Social de Hortolândia mobiliza cerca de 1,3 mil participantes

Evento promovido pela Prefeitura chegou ao fim, nesta sexta-feira (09/05)

Após cinco dias de palestras, apresentações e debates, chegou ao fim, na manhã desta sexta-feira (09/05), a III Semana da Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, organizadora do evento, a Semana mobilizou aproximadamente 1.300 participantes, neste período, atraindo também pessoas de outros municípios paulistas, como Monte Mor, Sumaré, Paulínia, Campinas e São Paulo.  Atualmente, 325 profissionais atuam no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no município.

A Semana compôs a programação festiva pelos 34 anos de aniversário de Hortolândia. O evento enfocou os 20 anos do SUAS, política pública federal que busca atender àqueles que estejam vivendo em solo brasileiro em condição de vulnerabilidade e precisem de suporte do Poder Público para ter garantidos os direitos essenciais previstos na Constituição Cidadã, de 1988. 

Na manhã de encerramento dos trabalhos, o tema em discussão foi “A relação da rede de Assistência Social e o SGD (Sistema de Garantia de Direitos)”. Ele foi abordado pelo procurador Murillo Digiácomo, do Ministério Público do Paraná.

Além disso, houve uma retrospectiva da III Semana feita pela gerente da Proteção Especial, Cláudia Maria Melo. Ao final, os presentes puderam acompanhar a apresentação musical da cantora Juliana Peres.

Durante a Semana, houve a apresentação da estrutura e das ações programadas do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, que migrou da Secretaria de Governo para a Inclusão Social, e também das ações do Departamento de Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Social. E foram debatidos temas de grande relevância na área, tais como:

  • “O SUAS como política pública de integralidade”;
  • “Prevenção e Proteção: Como a Assistência Social e o Conselho Tutelar podem Trabalhar juntos,  Estratégias para prevenir violações de direitos e fortalecer famílias”;
  • “20 anos de SUAS: entre a racionalidade fiscal e a Proteção Social”;
  • “Articulação e Gestão do Território” e
  • “Ética no Sistema Único de Assistência Social”. 

Para os secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros (titular) e Gérson Ferreira (adjunto), o evento superou as expectativas.

“A III Semana de Assistência Social foi um sucesso! Foram realizadas ótimas atividades formativas, concluídas hoje, com uma apresentação sensacional do Dr Murilo Digiácomo. Para a prestação de serviço público, quando aliamos diversas secretarias e órgãos, fica demonstrada a preocupação com uma política de assistência social eficaz, voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas”, avaliou Ferreira.

“Foi uma semana de fortalecimento e enriquecimento para o currículo dos nossos servidores, para que pudessem ter mais conhecimento, debater mais sobre as políticas públicas, sobretudo aquilo que nós devemos aplicar. Com certeza, foi um evento que superou todas as expectativas. A gente já começa a se preparar para o próximo, porque foi muito bom”, afirmou Maria dos Anjos.