Durante o “Agosto Lilás”, Prefeitura promoveu caminhada e diversos atos para mobilizar a população
Em Hortolândia, a mobilização para a prevenção e o combate à violência contra a mulher, também é coisa de criança! A campanha “Agosto Lilás”, de conscientização sobre o tema, chegou às escolas da rede municipal de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, todas as 60 escolas municipais engajaram-se nesta causa, promovendo atividades educativas e lúdicas com as crianças e os demais estudantes para reforçar valores de respeito, igualdade de gênero e cidadania.
Ao longo do mês, a Prefeitura promoveu uma série de atividades, como palestras, sensibilização e rodas de conversa, mobilizando diversos segmentos da sociedade. Uma delas foi a caminhada, realizada no último domingo (24/08), no Jd. Amanda, que reuniu aproximadamente mil pessoas.
Durante o mês de agosto, cada unidade escolar desenvolveu atividades para envolver as crianças no tema. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entre as propostas realizadas estão a roda de conversa “Cuidar e Respeitar”, com histórias que estimularam a empatia e a cooperação; a oficina de cores “Quando Rosa e Azul se Abraçam”, na qual os alunos misturaram tintas para criar a cor lilás; o Mapa do Respeito, registrando atitudes solidárias em murais coletivos; o Teatro de Situações “E se fosse comigo?”, com encenações para ensinar a resolver conflitos pacificamente; a Matemática do Bem, contabilizando atitudes positivas ao longo do mês; cartas e desenhos para o futuro, em que os estudantes refletiram sobre um mundo sem violência; e Dança e música da cor lilás, expressando união e amizade.






Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Residencial São Sebastião, por exemplo, os pequenos confeccionaram cartazes e murais lilases para compartilhar mensagens de respeito com toda a comunidade escolar.
Já a Emef (Escola Municipal Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” promoveu uma roda de conversa com a comunidade escolar para discutir a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher. O momento contou com a participação de estudantes, professores e familiares, que refletiram sobre temas como respeito, igualdade de gênero e convivência pacífica.
“Trabalhar a campanha do ‘Agosto Lilás’ nas escolas é uma oportunidade de formar cidadãos desde cedo. Quando trabalhamos com as crianças e os demais estudantes valores como respeito, amizade e igualdade, estamos plantando sementes que vão refletir em toda a sociedade. As atividades lúdicas, como rodas de conversa, oficinas de cores e teatros, ajudam os pequenos a compreenderem, de forma prática, que violência não tem espaço em nossas relações. Queremos que cada estudante leve essa mensagem para casa e multiplique essa consciência e cuidado, influenciando familiares e amigos, construindo uma comunidade mais respeitosa e acolhedora ”, afirmou a coordenadora pedagógica do Centro de Formação dos profissionais em Educação Paulo Freire, Carla Borrego.
Agosto Lilás
A campanha “Agosto Lilás, instituída pela Lei nº 14.448/2022, busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade da prevenção e do combate à violência contra a mulher. A cor símbolo da campanha resulta da mistura de duas outras – o rosa, que representa cuidado e sensibilidade, e o azul, associado à serenidade e à justiça. Essa união carrega um simbolismo – a harmonia entre diferenças, a superação de estereótipos e a construção de relações justas e respeitosas.
Em 2025, com o mote “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, a campanha reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
Confira os equipamentos públicos de proteção à mulher, em Hortolândia:
- Disque 180 (24 horas), canal que recebe denúncias de forma anônima
- CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos” – WhatsApp (19) 97171-5655
- DDMH (Delegacia de Defesa da Mulher de Hortolândia) – Rua Benedicta Pires de Assis, 88, Remanso Campineiro
- Conselho Tutelar II: (19) 99979-9903 (bairros da região do Jardim Amanda, Rosolém e Jardim Novo Ângulo)
- Conselho Tutelar I: (19) 99785-2442 (demais bairros)
- Guarda Municipal: 153 e 08000 111 580