Há mais de uma década, política pública da Prefeitura incentiva a leitura entre crianças e comunidade escolar
As 60 escolas da rede municipal estão em clima de festa, celebrando a leitura e a criatividade, durante a realização do “Hortolendo nas Escolas”, política pública municipal que há 15 anos incentiva a leitura no município de Hortolândia. A iniciativa, que integra a programação oficial do aniversário de 34 anos da cidade, tem como objetivo fortalecer o vínculo das crianças, dos estudantes e famílias com os livros, a cultura e o ambiente escolar.
Ao longo desta semana, todas as unidades da rede promoveram atividades internas, em que celebraram a leitura, a produção estudantil e os projetos pedagógicos desenvolvidos no ano. Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camilo, no Jd. Terras de Santo Antonio, por exemplo, houve uma exposição de trabalhos literários, na última quarta-feira (21/05), contando com a participação das famílias. No mesmo dia, três das sete unidades gerenciadas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) “Maria do Carmo”, parceira da Prefeitura, realizaram contações de histórias, exposições e atividades de leitura com os pequenos. São elas as EEIs (Escolas de Educação Infantil) David Miguel Linardi Pereira, no Ch. Recreio Alvorada; Angel Martins Fernandes, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e Profa. Adriana de Santi, no Chácaras Acaraí.
Ainda na quarta-feira (21/05), a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” abriu as portas à comunidade com apresentações e exposições dos trabalhos dos estudantes no período da noite, enquanto a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Amélia “Humberto de Amorim Lopes” promoveu uma rica programação com apresentações culturais, com troca de livros e um espaço especial para leitura compartilhada.
Nesta quinta-feira (23/05), o CIER, no Pq. Santo André, organizou uma exposição dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes, e a Emeief “José Tenório da Silva”, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, se mobilizou, promovendo atividades pedagógicas voltadas à valorização da leitura e da identidade cultural. A Emef “Caio Fernando Gomes Pereira”, na região do Jd. Nova Hortolândia, preparou estações de vivência literária, que envolveram os estudantes em experiências práticas de leitura e criação. Já a Emeb “Richard Chibim Naumann”, no Jd. Interlagos, encerrou o dia com apresentações culturais dos estudantes e exposições que mostram a diversidade e a sensibilidade dos projetos trabalhados na unidade.

“Gostei muito deste dia! Minha filha ficou animada com a exposição e com as atividades. Foi um momento diferente, tanto para as crianças quanto para nós, pais, que tivemos a oportunidade de participar e conhecer um pouco do trabalho realizado e da rotina escolar”, afirmou Thaís Carvalho, mãe de Laura, aluna do 1º ano B, da Emeief “José Tenório da Silva”.
“O Hortolendo é mais do que um evento literário — é um movimento que valoriza a leitura como ponte entre a escola, a família e a comunidade. Ver nossas crianças encantadas com os trabalhos expostos e os pais presentes e envolvidos reforça que estamos no caminho certo: o da educação transformadora, feita com afeto e participação”, avaliou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.