Exposição de pão de queijo no Paço Municipal de Hortolândia promove inclusão de deficientes visuais

Integrantes da Associação Hortolandense de Deficientes Visuais (AHDEV) visitaram a exposição, na manhã desta sexta-feira (23/05)

O pão de queijo a serviço da inclusão social. A Prefeitura de Hortolândia realizou a visita da Associação Hortolandense de Deficientes Visuais (AHDEV) à exposição sobre o quitute, que está no saguão do Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini. A visita aconteceu com a participação de cinco deficientes visuais da entidade, na manhã desta sexta-feira (23/05). A iniciativa é mais uma ação da Prefeitura para promover a inclusão de diferentes públicos do município.

A recepção ao grupo de visitantes foi feita por servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Inclusão e Desenvolvimento Social, representantes da Associação dos Produtores de Pão de Queijo de Hortolândia e Adjacências e pelo fotógrafo Benhur de Santi, autor das 10 fotos que compõem a exposição.

Os anfitriões deram as boas-vindas e explicaram o objetivo da exposição, que é destacar Hortolândia como Capital do Pão de Queijo. Depois, os deficientes visuais foram conferir a exposição. Cada foto contém um texto explicativo em Braile, sistema de leitura e escrita táctil destinado a pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Servidores das duas secretarias também deram apoio aos visitantes, acompanhando-os e dando explicações e descrições sobre as imagens.

Com agilidade nos dedos, os deficientes visuais se encantaram com as fotos e em saber que Hortolândia tem muitas indústrias produtoras de pão de queijo. Aproveitando a ocasião, eles ainda conferiram a exposição sobre bíblias, que também está em exibição no saguão do Paço Municipal. A visita foi guiada por servidores da Secretaria de Cultura, que explicaram e descreveram aos deficientes cada item da exposição.

O grupo de deficientes visuais encerrou a visita com uma degustação dos quitutes, gentilmente oferecidos pelas empresas que participam da exposição e integram a Associação dos Produtores de Pão de Queijo.

Uma das fundadoras da associação, Paula Neves, que participou da visita, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Hortolândia em convidar a entidade, e com isso promover a inclusão de deficientes visuais. Atualmente, a associação, criada há dois anos, conta com mais de 20 integrantes.


A deficiente visual explicou que a entidade realiza ações para promover a inclusão e a integração de deficientes visuais à vida em sociedade. A visita à exposição foi uma atividade prática de leitura em Braille, que é ensinada pela própria entidade.

“Eu gostei muito da exposição. Cheguei a ficar com água na boca em provar os pães de queijo que estão nas fotos”, brincou a deficiente visual.

“É importante a Prefeitura incentivar a inclusão de deficientes visuais por meio de ações como a visita de hoje. Lá ,na associação, temos aulas de Braille para que os deficientes visuais adquiram autonomia, possam se desenvolver e participar da sociedade. Com isso, criamos um senso de pertencimento entre todos. A vida não acaba só porque a gente não consegue enxergar. Queremos ter equidade como qualquer outra pessoa”, ressalta Paula Neves.

A exposição sobre pão de queijo termina nesta sexta-feira (23/05). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a exposição será exibida no Shopping Hortolândia, em data ainda a ser definida. Já de acordo com a Secretaria de Cultura, a exposição sobre bíblias fica no saguão do Paço Municipal até às 12h do dia 30 deste mês.