Prefeitura convida população a conhecer nascentes de Hortolândia

Projeto “Conhecendo nossas Nascentes” foi lançado nesta terça (18/03), no Loteamento Vila Verde, dentro da programação da “Semana da Água 2025”

Você conhece as nascentes de Hortolândia? Se sua resposta é “ainda não”, a Prefeitura tem um convite para você, por meio do Projeto “Conhecendo nossas nascentes”. Lançada na manhã desta terça-feira (18/03), no Loteamento “Vila Verde”, na região do São Sebastião, em meio à programação da “Semana da Água 2025”, a iniciativa busca apresentar a quem vive na cidade “os olhos d’água” existentes em locais acessíveis para que sejam visitados, apreciados, estudados e, deste modo, preservados como patrimônios públicos naturais.

O lançamento oficial do Projeto aconteceu numa área pública do Vila Verde, na Rua Camomila, com cerca de 27.611,11 metros quadrados, que reúne uma pracinha com pista de caminhada, mesas e banquinhos em meio a árvores, e uma APP (Área de Preservação Permanente). Nesta APP, existe a nascente 221-A, uma das 109 catalogadas no município, após estudo realizado em 2021. 

A mina, assim como a do Ribeirão Jacuba e a do Green Park, é uma das já preservadas pelo Poder Público. No ponto onde a água jorra, cercado por árvores nativas como Ingás, Ficheiras, Embaúbas, Guapuruvus e Camboatás, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável colocaram uma canaleta de bambu e um delicado paisagismo à base de samambaias, helicônias, guaimbês, alpínias, alocadas e singônios.  

Ao acessar o QRcode existente na placa que sinaliza a trilha até a nascente é possível ler: “De acordo com o levantamento de nascentes realizado pelo Município de Hortolândia no ano de 2021, Lei Municipal nº 4.184/2023, está localizada na Área de Preservação Permanente – APP do Loteamento Vila Verde. A nascente aflora formando o córrego (sem denominação) que percorre a propriedade do UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo (localizado na Estrada Municipal Pastor Walter Borges), que por muitos anos foi preservada pela Instituição. Este córrego abastece duas lagoas, uma na propriedade da Instituição e a outra no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, ambas localizadas no bairro Adventista Campineiro. Segue seu curso, passando também pelo Loteamento Jardim Flamboyant, desaguando no Córrego Santa Clara, posterior ao reservatório Lago da Fé, afluente do Ribeirão Jacuba, considerado o principal rio do Município.” 

O curso d’água pôde ser visto de perto, na manhã de hoje, por mais de 120 crianças, estudantes dos quartos e quintos anos de duas escolas do entorno, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Patrícia Maria Capelato Basso e o Colégio Pectrus. Também visitaram a nascente moradores das ruas vizinhas, servidores e gestores públicos do Executivo e do Legislativo que compareceram à cerimônia, dentre eles, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes. 

“Temos mais de 100 nascentes, 109 nascentes catalogadas. É uma coisa muito importante a gente recuperar as nascentes, os nossos mananciais, porque, com certeza, Hortolândia não tem um rio que corta aqui, mas tem as nascentes que nós temos que cuidar, assim como a do Parque Peron, assim como essa, a do São Felipe que já tem projeto para fazer a recuperação ambiental lá. Esse parque é de vocês. Quero pedir aos moradores que cuidem, porque ter um parque perto não é pra qualquer bairro. A gente pede é que as pessoas tenham asseio, não joguem lixo e monitorem aqueles que vêm jogar coisas no parque. Quando tiver algum problema, comunica lá na nossa Guarda Municipal (pelos telefones 153 ou 08000-111-580). Periodicamente, vamos fazer a limpeza e, com isso, a gente vai deixando cada vez mais bonito. À medida que os moradores vão pedindo, se é necessário, a gente põe mesinha embaixo das árvores, outros equipamentos. O que eu quero é que a gente preserve a nascente que é o principal ato daqui hoje, porque é a questão da água”, afirmou Zezé Gomes.

Para a comunidade, o Projeto veio em boa hora. “É um renascer da natureza no bairro. Tinha muita bananeira que foi substituída por outras árvores. Aí descobriram a nascente. Isso acrescenta muito. Valoriza o bairro ter uma área verde dessa com uma nascente. Não é todo bairro que tem. Nos sentimos abençoados”, afirmou o vigilante Rubens Gomes, de 44 anos, morador do local.

Outros moradores do bairro que acompanharam o evento relembram que, em maio de 2024, organizados e unidos, evitaram que focos de queimadas devastassem a mata que abriga a nascente e onde já avistaram cachorros do mato e coelhos selvagens. 

“Eu fiquei muito feliz com a atenção que a Prefeitura deu a esse local aqui, a esse cantinho. Que continue assim”, ponderou o aposentado Ivanaldo Rodrigues Alves, de 63 anos, um dos moradores do Vila Verde presentes ao evento.

As crianças e os educadores também gostaram da visita. 

“Muito legal! Mostra de onde vem a água limpa”, afirmou Nicolas Nílson, de 9 anos, estudante do 4o ano da Emef Patrícia. 

“É bonito. Trazer as crianças para a natureza vai ajudar a preservar mais e a aprender sobre a natureza, dentro da natureza”, complementou o colega Saulo Davi dos Santos Dias, também de 9 anos.

“Super importante o Projeto, porque eles fazem parte do meio. Todos moram no bairro. Alguns conheciam a área e outros não. Vão se sentir pertencendo à comunidade, com um olhar diferenciado a este espaço e a outros espaços da cidade”, avalia a professora Karina de Sousa Almeida Giaretto, do 4o ano B da Emef Patrícia.  

Alinhado às metas de sustentabilidade

Organizado pela Prefeitura, o Projeto de visitação às nascentes está alinhado às ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Além das minas revitalizadas com recursos próprios ou conquistados junto a parceiros estaduais e federais, a Prefeitura anunciou, na última sexta-feira (14/03), a conquista de recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), na ordem de R$1 milhão, para recuperar quatro nascentes existente em outra área verde, a do Terras de Santa Maria.

“Hortolândia vem trabalhando ao longo dos anos na preservação dessas nascentes através da implantação de 12 parques socioambientais. Em setembro de 2023, criamos uma legislação municipal que provoca que o município preserve essas nascentes. Nossa missão é fazer a recuperação em todas essas nascentes e identificar. A proposta do Projeto é oferecer um espaço em que a população possa vir para a visitação, as escolas fazerem estudos. Na placa, nós identificamos um QR Code que, ao ser aberto, tem todo o histórico dessas nascentes. Nosso objetivo é, onde a gente tem nascente de fácil acesso, provocar e implantar essas trilhas para que a população também visualize a riqueza ambiental que temos”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. 

“Semana da Água” terá abraço na Lagoa

Outro ponto alto da Semana será o tradicional abraço na lagoa. Neste ano, ele será na lagoa do Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, no Jardim São Bento, na quinta-feira (20/03), das 9h às 11h. Estudantes, professores e gestores da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dra. Zilda Arns Neumann e da EE (Escola Estadual) Paulo Camilo foram convidados para participar. 

Em dois dias da programação, haverá palestras temáticas. Na quarta-feira (19/03), presencial, será sobre “Água e Mudanças Climáticas”, pela manhã, às 8h30, e à tarde, às 15h, na EE (Escola Estadual) Paulo Camilo. Na sexta (21/03), online, das 9h às 10h, tratará de “Água e mudanças climáticas: preservação dos recursos naturais”. É direcionada aos servidores municipais, mas aberta ao público em geral. É preciso fazer inscrição neste link.

Confira abaixo a programação da “Semana da Água 2025” 

Dia 19/03, quarta-feira 

Palestra sobre “Água e Mudanças Climáticas” (atividade somente para a comunidade escolar) 

Local: EE (Escola Estadual) Paulo Camilo

Horário: das 8h30 às 9h30 e das 15h às 16h

Dia 20/03, quinta-feira

Tradicional abraço na Lagoa do Pq. “Cuiabá”

Hora: das 9h às 11h

Local: Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, no Jardim São Bento

Dia 21/03, sexta-feira

Palestra Online sobre “Água, mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais”, com transmissão pelo YouTube pelo Canal da Escola de Gestão da Prefeitura: https://www.youtube.com/@escoladegestaopublicadehor908

Direcionada aos servidores, mas aberta ao público em geral. É preciso fazer inscrição, previamente. 

Hora: das 9h às 10h