População de Hortolândia deve fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti

Prefeitura continua a fazer a parte dela com ações de busca ativa e nebulização; esta semana, equipes da UVZ percorrem as regiões do Jardim Sumarezinho, Parque Ortolândia e Vila Real

A temperatura está mais fria nos últimos dias. Portanto, diminui o risco de contrair Dengue, Zika e Chikungunya. Infelizmente, não. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia alerta a população sobre a importância de manter os cuidados preventivos contra o Aedes aegypti, vetor de transmissão de arboviroses. A Prefeitura continua a fazer a parte dela com as ações semanais de combate ao mosquito. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, faz busca ativa nos bairros Jardim Sumarezinho e Parque Ortolândia. Em paralelo, outras equipes percorrem a região da Vila Real para realizar nebulização.

Apesar do outono apresentar temperaturas mais baixas no fim da madrugada, início da manhã e fim de tarde, a UVZ alerta a população que durante o dia ainda faz calor. A temperatura mais quente no período diurno favorece a circulação do Aedes aegypti. Por isso, é importante que os moradores fiquem atentos e façam sua parte no combate ao mosquito.

A UVZ reforça as principais medidas contra a reprodução do Aedes aegypti, como evitar acúmulo de água parada ao ar livre e em recipientes . É na água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita ovos que irão originar mais mosquitos.

Outra ação que ajuda muito é recolher de quintais e áreas externas das casas objetos como garrafas PET, vasilhas e potes plásticos, pneus velhos, dentre outros. Esses materiais ao ficarem expostos ao ar livre também podem vir a acumular água parada.

PEVs

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população faça o descarte correto desses materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes em várias regiões da cidade. A lista de PEVs pode ser consultada no novo portal da Prefeitura por meio deste LINK.

Fazer o descarte correto também ajuda a evitar outros problemas sanitários e ambientais. Quando a população descarta resíduos e recicláveis em locais e vias públicas, esses materiais são levados pelas enxurradas e entopem as redes subterrâneas de esgoto e pluvial, e ainda se acumularem em lagoas. O entupimento das redes subterrâneas pode alagar vias públicas, e provocar prejuízos para a própria cidade.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 11.585 casos notificados de Dengue, dos quais 3.726 casos positivos, dois óbitos confirmados e cinco óbitos em invstigação. Já de Chikungunya são 11 casos notificados, sendo dois casos positivos e nove casos em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

ARMADILHAS

Além da busca ativa e nebulização, a Prefeitura de Hortolândia concluiu a colocação de armadilhas contra o Aedes aegypti, no mês passado. O município participa de um projeto-piloto do governo federal.

TESTE RÁPIDO E VACINAÇÃO

Outra ação preventiva da Prefeitura de Hortolândia é a oferta de teste rápido aos moradores para detecção de Dengue.O município também mantém a vacinação contra a doença. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 7h30 às 15h30.