Levantamento feito pela Prefeitura cobre o período que vai de 2017 a 2024
O número de autuações por ocorrência de queimadas em áreas particulares de Hortolândia caiu, nos últimos oito anos. Os dados estão no levantamento feito pela Prefeitura acerca das notificações realizadas pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos. O estudo não utiliza dados sobre incêndios, produzidos pelo Corpo de Bombeiros, órgão do Governo do Estado.
Se na ponta inicial do gráfico foram registradas 1.332 autuações por queimada, em 2017, na ponta final, houve 326 casos, em 2024. O estudo mostra ainda que a soma dos últimos três anos completos (2022, 2023 e 2024) representa menos de 37% do total verificado em um único ano, o de 2017.
Confira abaixo os números, ano a ano:
2017 – 1.332 ocorrências notificadas
2018 – 1.235 ocorrências notificadas
2019 – 642 ocorrências notificadas
2020 – 116 ocorrências notificadas
2021 – 138 ocorrências notificadas
2022 – 130 ocorrências notificadas
2023 – 36 ocorrências notificadas
2024 – 326 ocorrências notificadas

Segundo explica a diretora de Assuntos Climáticos, Taina Ferreira, neste período, é preciso observar uma situação atípica, verificada em 2024, quando houve altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, criando um cenário excepcional, conforme mostram os dados da estação meteorológica local (CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) (veja abaixo).

E por que o número de notificações diminuiu? De acordo com ela, os números refletem o trabalho contínuo da Prefeitura de Hortolândia em ações na área da sustentabilidade, sobretudo junto a diversos segmentos da sociedade. Entre elas estão as de Educação Ambiental, voltadas à prevenção de queimadas. Por meio de atividades realizadas porta a porta, nos bairros, e também nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), a Administração promove conscientização e engajamento da população, um trabalho que é multiplicado em casa pelos próprios estudantes.
“Essa atuação preventiva e educativa tem sido fundamental para reduzir os impactos ambientais e proteger a saúde da comunidade. Esse resultado reflete também a atuação integrada da Prefeitura, destacando-se o trabalho da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Estratégico, que realiza notificações aos imóveis para execução de asseio e aceiros (faixas de segurança, sem vegetação, para evitar a propagação do fogo), especialmente nos casos apontados como áreas de risco pela Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança. Essa ação preventiva tem sido essencial para a redução de focos de queimadas e mitigação de impactos à saúde e ao meio ambiente”, explica a gestora.


A falta de chuvas e a baixa umidade do ar podem desencadear diversos problemas que prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas, segundo alerta a Defesa Civil Municipal. Dente eles estão: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Prevenção e ação
Hortolândia participa até 30 de setembro deste ano da “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”, que promove uma série de ações integradas de prevenção, monitoramento e combate às queimadas no município. Se necessário, a “Operação” poderá ser prorrogada.
A população pode contribuir, denunciando queimadas no município pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo “Agenda Verde”, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. No município, a prática de queimadas é crime e como tal sujeita a penalidades e multas, conforme está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.
Confira abaixo alguns cuidados ambientais para prevenir queimadas:
- Não queime lixo, galhos ou folhas secas;
- Nunca descarte bitucas de cigarro no chão, especialmente em áreas com vegetação;
- Não solte balões;
- Evite o desperdício de água potável, recurso essencial a todo ser humano;
- Mantenha os terrenos sempre limpos e livres de materiais inflamáveis, como folhas secas, galhos e entulho;
- Se você presenciar qualquer sinal de queimada ou incêndio, ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros). Você pode denunciar queimadas através do Aplicativo Agenda Verde ou através do telefone 3845.1149.
Recomendações com a saúde, neste período:
- Mantenha-se bem hidratado durante todo o dia;
- Evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos (das 11h às 17h);
- Reduza o uso de ar-condicionado, que resseca ainda mais o ar;
- Utilize umidificadores de ar ou deixe toalhas úmidas nos ambientes;
- Redobre a atenção com grupos de risco, como idosos e pessoas com asma ou bronquite.