Prefeitura de Hortolândia realiza busca ativa no Jd. Boa Esperança e nebulização nas regiões central, Jd. do Bosque, Jd. Santa Amélia e Pq. dos Pinheiros
É importante que a população continue atenta com o Aedes aegypti mesmo no outono, que começou na última quinta-feira (20/03). A Prefeitura de Hortolândia segue com as ações semanais de combate ao mosquito. Nesta semana, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, percorrem o Jardim Boa Esperança, onde será feita a busca ativa. Já as regiões do Jardim do Bosque, Jardim Santa Amélia e Parque dos Pinheiros recebem nebulização.
O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, salienta que, por enquanto, a perspectiva é que o outono siga com dias quentes e chuvosos, semelhantes ao do verão.
“Esses fatores são muito favoráveis ao mosquito, que segue ativo. Em razão disso, a população deve manter os cuidados redobrados com o Aedes aegypti, e principalmente, com criadouros”, alerta o veterinário.
Umas das características do outono são as temperaturas mais baixas no início da manhã e no fim de tarde. Porém, o veterinário Evandro Alves Cardoso alerta que a queda da temperatura nesses períodos não são suficientes para inibir a atividade do mosquito.
BUSCA ATIVA E NEBULIZAÇÃO
A busca ativa consiste em visitas das equipes da UVZ para detectar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti nas residências. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas para que sejam identificadas em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.
Já na nebulização os agentes da UVZ espalham um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Antes do início da ação, a UVZ passa nas casas para avisar os moradores. Os agentes utilizam aparelhos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. A ação dura entre 15 a 20 minutos.
ARMADILHAS

Em paralelo às duas ações, a Prefeitura inicia a colocação de armadilhas contra Aedes aegypti no Jardim São Sebastião, nesta semana. A ação integra um projeto-piloto do Ministério da Saúde desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Hortolândia foi convidada pelo órgão federal para participar da iniciativa.
TESTE RÁPIDO E VACINA
Além dessas ações, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza teste rápido aos moradores para detecção de Dengue.
O município também continua com a vacinação contra a doença. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs. A aplicação é feita diariamente, das 8h às 15h30.
De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 7.008 casos notificados de Dengue, dos quais 2.244 casos positivos, um óbito confirmado e três óbitos em investigação. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, sendo um caso positivo e quatro em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso de Zika.