Mais três regiões de Hortolândia recebem ação para eliminar criadouros de Aedes aegypti

Prefeitura realiza busca ativa nos bairros Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Campos Verdes e Jardim Nossa Senhora de Fátima, nesta semana

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com o combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre as regiões do Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Campos Verdes e Jardim Nossa Senhora de Fátima. Essas áreas recebem a ação de busca ativa.

A ação consiste em visitas casa a casa feitas pela UVZ para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.

Nas visitas, os agentes também dão orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Eles ainda inquirem se algum ocupante da casa está com algum sintoma de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso positivo, a orientação é para que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência.

A Prefeitura reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada em suas casas dos agentes da UVZ. Eles estão identificados com crachá e uniforme. Para saber em quais ruas e regiões será feita a ação, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 14.373 casos notificados de Dengue, dos quais 4.145 positivos e sete óbitos. Já de Chikungunya são 21 casos notificados, sendo dois positivos e nenhum óbito. O município tem ainda um caso suspeito de Zika que aguarda resultado.

VACINA CONTRA DENGUE

Em paralelo ao combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia continua a realizar a vacinação contra a Dengue. Desde o dia 1º deste mês a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A medida é para que mais pessoas possam se imunizar contra a doença. A vacinação é feita em 16 UBSs, das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é feita com duas doses, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Hortolândia iniciou a vacinação contra a Dengue no dia 17/04 deste ano. Já a aplicação da segunda dose foi iniciada no dia 17/07. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município já imunizou 2.087 pessoas com a primeira dose. Já a segunda dose foi aplicada em 641 pessoas.