Hortolândia segue com ações de busca ativa e nebulização para eliminar Aedes aegypti

Prefeitura segue incansável no combate ao mosquito; nesta semana, equipes da UVZ fazem busca ativa no Jardim do Bosque e nebulização no Jardim Novo Ângulo

Hortolândia segue com as ações semanais de eliminação do Aedes aegypti. Nesta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde percorrem o Jardim do Bosque para executar a busca ativa. Já outras equipes do órgão estarão no Jardim Novo Ângulo para realizar a nebulização.

A UVZ reforça uma vez mais para a população que é importante manter os cuidados e a atenção contra o Aedes aegypti. Apesar do clima mais frio que caracteriza o outono, durante o dia ainda faz calor. Por isso, o mosquito fica mais ativo com a temperatura mais alta durante o período diurno.

Em caso de previsão de ocorrência de chuva, o órgão reforça para que os moradores recolham objetos como garrafas PET, embalagens plásticas, pneus velhos, materiais de construção, dentre outro dos quintais e áreas externas de suas casas.

Esses materiais podem acumular água de chuva, que favorece a reprodução do Aedes aegypti. A UVZ relembra que é em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita ovos que darão origem a mais mosquitos.

A Prefeitura salienta que o descarte de materiais recicláveis deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no portal da Prefeitura por meio deste LINK.

A Prefeitura alerta ainda os moradores que é importante fazer o descarte correto de materiais recicláveis nos PEVs para evitar que esses objetos sejam levados pelas águas da chuva e causem o entupimento da rede subterrânea. Esse problema pode provocar prejuízos para a própria cidade e alagar vias públicas.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 13.438 casos notificados de Dengue, dos quais 4.315 casos positivos, três óbitos confirmados e quatro óbitos em investigação. Já de Chikungunya são 12 casos notificados, sendo dois casos positivos e nove em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

ARMADILHAS

Em paralelo a essas ações, a UVZ concluiu a primeira visita de monitoramento das armadilhas instaladas em residências no Jardim São Sebastião, em março deste ano.

TESTE RÁPIDO E VACINAÇÃO

Outra ação preventiva da Prefeitura de Hortolândia é a oferta de teste rápido aos moradores para detecção de Dengue.O município também mantém a vacinação contra a doença. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 7h30 às 15h30.