Equipes da Prefeitura percorrem regiões do Jardim Nova Hortolândia e Chácaras Fazenda Coelho, nesta semana
Mesmo durante o inverno a Prefeitura de Hortolândia segue com o combate ao Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre os bairros Jardim Nova Hortolândia e Chácaras Fazenda Coelho para executar a ação de busca ativa em imóveis residenciais, nesta semana.
A busca ativa consiste em visitas das equipes da UVZ para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas. A Prefeitura realiza a busca ativa semanalmente em diferentes regiões do município onde houve casos positivos de Dengue.
Nas visitas, os agentes também dão orientações aos moradores sobre como evitar a reprodução do mosquito. Eles ainda inquirem se algum ocupante da casa apresentou ou está com algum sintoma de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso positivo, a orientação é para que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde), mais próxima de onde mora ou de referência, para receber atendimento e tratamento adequados e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso.
A Prefeitura reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada em suas casas dos agentes da UVZ. Eles estão identificados com crachá e uniforme. Para saber em quais ruas e regiões será realizada a busca ativa, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 11.005 casos notificados de Dengue, dos quais 2.883 positivos e cinco óbitos. Já de Chikungunya são 22 casos notificados, dos quais dois positivos e nenhum óbito. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.
ADL E VACINAÇÃO
Em paralelo à busca ativa, a Prefeitura de Hortolândia tem realizado outra ação importante para combater o Aedes aegypti. É a ADL (Análise de Densidade Larvária). A ação é realizada três vezes ao ano (janeiro, julho e outubro) e ajuda a balizar as ações e estratégias do município contra o Aedes aegypti e de enfrentamento às arboviroses.
A ação consiste na contagem de larvas do mosquito encontradas nas casas visitadas pela UVZ. A ADL é feita por amostragem. Os agentes visitam, em média, 600 imóveis em cada uma das cinco regiões que compõem a cidade, totalizando 3.000 imóveis. A definição dos quarteirões a serem percorridos pelas equipes é feita por sorteio.
As equipes da UVZ recolhem, identificam e contabilizam algumas larvas para gerar o Índice de Breteau, que mede a quantidade de larvas encontradas. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1, considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.
Na ADL deste mês, o índice foi 1, número que está dentro da expectativa da UVZ. No inverno a tendência é que a ADL seja baixa por causa das baixas temperaturas que caracterizam a estação. A UVZ salienta que o Aedes aegypti costuma ser mais ativo no verão, época do ano em que as temperaturas são mais altas.
VACINAÇÃO
Além das ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia continua com a vacinação contra a Dengue. A Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para mais UBS (Unidade Básica de Saúde). Nesta terça-feira (30/07), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem se imunizar contra a doença na UBS Santa Clara.
Na semana passada, a Secretaria de Saúde ampliou a imunização para mais cinco UBSs: Adelaide, Orestes Ôngaro, Parque do Horto, Santa Esmeralda e São Jorge. Com isso, a vacina está disponível em 13 UBSs do município, das 8h às 15h30. A vacinação é feita em dias diferentes da semana nas unidades.
Confira abaixo os dias da semana e em quais UBSs é feita a vacinação contra a Dengue em Hortolândia:
– UBSs Campos Verdes e Dom Bruno Gamberini: segundas e quartas-feiras
– UBSs Figueiras e Santa Clara: terças-feiras
– UBSs Adelaide e Orestes Ôngaro: quartas-feiras
– UBS Amanda I: quintas e sextas-feiras
– UBSs Parque do Horto, Santa Esmeralda e Santiago: quintas-feiras
– UBSs Novo Ângulo, Rosolém e Santa Esmeralda:sextas-feiras