Equipes da UVZ de Hortolândia percorrem três regiões para eliminar Aedes aegypti e criadouros

Nesta semana, Prefeitura executa ação de busca ativa nas regiões do Jd. Nova Hortolândia e Vila América e no condomínio Jardim do Jatobá

Com o veranico que tem feito em pleno inverno, a população precisa reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti. Afinal, o mosquito gosta e fica mais ativo durante o calor. A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela com ações semanais de combate ao inseto, que é o vetor de transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza busca ativa nas regiões do Jardim Nova Hortolândia e Vila América, e segue com a ação no condomínio Jardim do Jatobá.

A UVZ reforça que, mesmo durante o inverno, o Aedes aegypti é ativo durante o dia, período em que faz calor por causa do sol. Por isso, é importante manter a atenção para evitar a proliferação do mosquito.

O objetivo da busca ativa é eliminar o Aedes aegypti ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas.

Por isso, a Prefeitura reforça a orientação aos moradores para que deixem as equipes da UVZ entrarem em suas casas.

Em paralelo à busca ativa, a Prefeitura relembra que o Jardim São Sebastião participa do projeto federal de armadilhas contra o Aedes aegypti, que têm se mostrado eficientes na redução do número de mosquitos na região. Na semana passada, a UVZ fez mais uma vistoria das armadilhas.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra este ano 19.628 casos notificados de Dengue, dos quais 6.799 casos positivos e oito óbitos confirmados. Já de Chikungunya são 25 casos notificados, sendo dois positivos e nenhum óbito. Ste ano, o município ainda não registra nenhum caso de Zika e nenhum óbito.

VACINA

Hortolândia já retomou a vacinação contra a Dengue nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde). No final do mês passado, o município recebeu novo lote com doses da vacina do governo do Estado. O município estava sem receber o imunizante pelo governo estadual desde junho.