Treinamento aconteceu, nesta quarta-feira (05/02), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista
Agentes da Defesa Civil de Hortolândia participaram, nesta quarta-feira (05/02), da 1ª Capacitação para Prevenção e Resposta às mudanças climáticas SP Sempre Alerta 2025, promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, no Auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirante, na capital paulista. A formação buscou preparar os servidores dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para lidar de forma mais eficaz nos casos de eventos climáticos extremos, tais como tempestades e alagamentos, de modo a proteger a população.
Os servidores da Secretaria de Segurança Saulo da Silva Barros e Adriano Almeida de Oliveira, que atuam na Divisão de Defesa Civil Municipal, representaram o município. Segundo os organizadores, além de fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, o evento buscou otimizar as ações de defesa civil no Estado, capacitando quem atua direta e indiretamente em desastres e acidentes. Entre os temas estudados estão: declaração de Situação de Emergência; obtenção de recursos, veículos e equipamentos com o estado; formas de solicitação de materiais de logística humanitária para as famílias afetadas por desastres; monitoramento meteorológico e emissão de alertas.
No período de chuvas de verão, entre dezembro de 2024 a janeiro deste ano, Hortolândia já registrou 547,60 milímetros de precipitações. Para o secretário de Segurança de Hortolândia, Joldemar Nunes Corrêa, a formação é importante “para que o nosso Município esteja sempre em consonância com as diretrizes nacional e estadual de redução de riscos de desastres e mudanças climáticas, para que possamos ter uma pronta resposta às emergências, além de capacitarmos os nossos servidores para que sempre estejam aptos a atender nossa população com excelência.”