Prefeitura de Hortolândia capacita servidores para interação com a população no sistema e-sic do site da Administração Municipal

Treinamento ministrado para 40 pessoas, representando cada secretaria da administração municipal, tem o objetivo de aprimorar atendimento ao munícipe

Aumentar a proximidade com a população e estar alinhada à necessidade individual de cada pessoa, com este objetivo, a Prefeitura de Hortolândia aprimora o servidor público para atender o cidadão com excelência por meio do sistema online localizado no site da Administração Municipal que tira dúvidas em diversos temas, respeitando a Lei de Acesso à Informação. Para isso, aproximadamente 40 servidores municipais, representando cada secretaria da Prefeitura, recebem nesta quarta-feira (01/10) e na quinta-feira (02/10), capacitação ministrada por funcionários da Ouvidoria e Controladoria da Prefeitura.

O treinamento facilitará e otimizará com agilidade nas respostas destinadas aos munícipes com dúvidas que buscam o atendimento por meio do e-sic (Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão). O e-sic (clicar no link) é o sistema que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação com acompanhamento de prazo e resposta da solicitação realizada para o Poder Executivo através de identificação conforme indicado na Constituição Federal.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A lei de acesso à informação no Brasil é a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), garante que qualquer cidadão pode solicitar e obter informações dos órgãos públicos, sem precisar justificar o motivo do pedido com promoção da transparência, do controle social e do fortalecimento da democracia, abrangendo os poderes públicos.