Kits começaram a ser entregues às escolas municipais de Hortolândia, nesta segunda-feira (28/04)
Se você tem criança ou jovem matriculada(o) na rede municipal de Hortolândia, atenção aos avisos da escola. Em breve, os cerca de 25 mil estudantes municipais receberão os kits de uniformes de inverno, confeccionados pela Administração Municipal. Cada estudante levará para casa uma calça e agasalho novinhos, para enfrentar a temporada de frio.
Conforme o previsto, a Prefeitura concluiu a produção dos kits de inverno a tempo de agasalhar os estudantes municipais, antes de o inverno chegar. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pela produção das 50 mil peças de inverno, os pacotes já estão sendo distribuídos, desde esta segunda-feira (29/04), para as 60 escolas próprias de Prefeitura e as sete EEI (Escolas de Educação Infantil) da Organização da Sociedade Civil (OSC) Maria do Carmo, parceira da Administração Municipal.
A primeira a receber os kits de inverno foi a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. A previsão da Secretaria de Inclusão Social é que até o dia nove de maio todas as unidades escolares já tenham recebido as vestimentas.


Os kits de verão, também produzidos pela Prefeitura, foram entregues no começo do semestre letivo. Cada criança, jovem e adulto matriculado em escolas públicas municipais recebeu, no início das aulas, duas camisetas e uma bermuda. Para as meninas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e as adolescentes e mulheres adultas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o ano trouxe uma novidade: o short saia.
Projeto social
As milhares de peças de roupas que compõem os kits de uniformes foram confeccionadas no CQP II (Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura) “Costura Industrial”, centro profissionalizante da Prefeitura localizado no Jd. Terras de Santo Antônio. Elas são feitas por 50 aprendizes inscritas no curso de “Costura Industrial”, disponibilizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social às participantes do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), realizado pela Secretaria de Governo.
A produção dos uniformes escolares para a rede municipal de Hortolândia faz parte de uma política pública em execução há mais de uma década. Por meio deste projeto social, a Prefeitura busca preparar pessoas em vulnerabilidade, a maioria mulheres, para conquistar uma renda extra ou ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a Administração Municipal garante a entrega dos uniformes escolares anualmente e no tempo certo.
“Este projeto traz para a cidade um conceito moderno de transferência de renda ao aliar a qualificação profissional e apoio financeiro aos bolsistas. Além disso, os impostos das aquisições dos cortes de tecido ficam na própria cidade, gerando renda para todos os munícipes”, afirma o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira.