Cerimônia de entrega de certificados marcou encerramento de formação gratuita promovida pela Prefeitura
Cerca de 100 pessoas participaram, na noite desta sexta-feira (23/08), da cerimônia de formatura no “Curso Preparatório para o Mundo do Trabalho”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Além dos 24 formandos, o evento reuniu familiares, gestores e demais servidores públicos no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago.
A formação, ministrada por profissionais do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), foi disponibilizada pela Administração Municipal a 35 jovens vinculados ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Maria Humilde Antunes (“Zuma”), no Jd. Brasil. Segundo a pasta, o objetivo da formação foi capacitar jovens entre 15 e 18 anos de idade para que estes possam ingressar no mercado de trabalho ou melhorar suas chances de emprego.
O curso apresentou aos participantes o ambiente profissional, abordando temas como ética, comunicação, trabalho em equipe, postura profissional, e técnicas de busca de emprego. Iniciada no princípio de junho, a formação estendeu-se até o dia nove deste mês. Confira os temas enfocados:
- Autoconhecimento e Planejamento de Carreira;
- Desenvolvimento de Competências Comportamentais;
- Noções de Legislação Trabalhista;
- Marketing Pessoal;
- Elaboração de currículos e preparação para entrevistas.
“Achei a formação incrível. O curso foi perfeito. Aprendemos bastante. A professora Mel (Amélia Barêa) ajudou bastante no nosso desenvolvimento e também acredita no nosso potencial. Acho que essa oportunidade que tivemos através do Senac pelo CRAS vai ajudar a gente a não ter medo de fazer uma entrevista e não falar qualquer coisa nas abordagem das perguntas ou das dinâmicas, caso sejam aplicadas. Gostei da oportunidade e sou muito grata por isso. Espero que outras pessoas possam ter a oportunidade também”, afirma a concludente Letícia Silva de Souza, de 16 anos, moradora do Jd. Nova Europa, que atua na área de Logística.
“Foi muito incrível a experiência. Não só me ajudou como está me ajudando bastante. Através do curso, foi quando surgiram algumas oportunidades e eu procurei alguns tipos de trabalho. Já fiz algumas entrevistas. Tudo através do curso, que me ajudou bastante”, comentou o colega de formação Kauan Vitor Ferreira da Silva, de 15 anos, morador do Jd. Nova Europa.