Hortolândia promove formações para fortalecer a educação e valorizar docentes

Acompanhe a agenda de formações realizadas pela Prefeitura em setembro deste ano

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, ao longo do mês de setembro, uma série de formações voltadas ao fortalecimento da prática pedagógica, à valorização docente e ao desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal. As ações, realizadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, contemplaram temáticas que vão desde a sustentabilidade e preservação ambiental à comunicação no ambiente escolar, passando pela formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e pelo incentivo às práticas lúdicas na infância. 

Todas as formações foram promovidas por meio do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. Veja abaixo os temas abordados e os públicos beneficiados.

Projeto Vivárvore: Eficiência Energética – Cidade Inteligente

A Equipe Pedagógica do OAPE desenvolveu, em setembro, o projeto “Vivárvore: Eficiência Energética – Cidade Inteligente” em 13 unidades escolares. A iniciativa, que une sustentabilidade e tecnologia, envolveu 4,4 mil estudantes da rede municipal. 

Confira:

  • Emef Villagio Ghiraldelli
  • Emef Professora Helena Futava Takahashi
  • Emei Professora Patrícia Maria da Silva Santiago
  • Emef Jardim Boa Esperança
  • Emef Samuel da Silva Mendonça (Jd. Nova Europa)
  • Emef Jardim Primavera
  • Emef Caio Fernando Gomes Pereira
  • Emei Maria Clara C. Nascimento (Santa Clara)
  • Emef Tarsila do Amaral
  • CIER (Centro de Integração, Educação e Reabilitação) Romildo Pardini
  • Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani
  • Emef Salvador Zacarias Pereira Junior
  • Emei José Natalino da Fonseca

O projeto promoveu reflexões sobre o uso consciente da energia e práticas de sustentabilidade urbana, conectando os conteúdos escolares à realidade da cidade inteligente. Com atividades práticas e discussões interativas, a ação aproximou os alunos de conceitos fundamentais para a construção de uma sociedade mais sustentável e responsável.

Educação Ambiental no Parque

Estudantes e professores de cinco Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) participaram no OAPE (Observatório Ambiental – Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago, de atividades de Educação Ambiental no Parque. A formação integra as diretrizes da Lei Municipal nº 4.166/2023, que instituiu o Programa Municipal de Educação Ambiental em Hortolândia.

Esse trabalho está articulado ao PPP (Projeto Político-Pedagógico) das escolas, no Eixo 03 – Educação e Preservação Ambiental/Patrimonial, em consonância com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas e o Programa Município Verde-Azul. Entre as ações complementares estão projetos como Gota D’Água, Combate à Dengue, Reciclagem, Campanha do Lacre, hortas e jardinagem.

Confira as escolas atendidas:

  • Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, 
  • Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, 
  • Emef Dra. Zilda Arns Neuman, 
  • Emef Dayla Cristina de Souza de Amorim e 
  • Emeief Bairro Três Casas 

Podcast “A Arte da Comunicação”

No dia 26 de setembro, foi lançado o episódio especial do podcast “A Arte da Comunicação”, com a participação da pedagoga Simone Locatelli e da psicóloga Fernanda de Lourdes de Freitas. A formação online aconteceu para mais de 2 mil profissionais de educação da rede municipal. 

O episódio abordou a comunicação como uma “conversa poética” e uma criação compartilhada, destacando a importância da escuta ativa diante dos desafios da era digital, como a superficialidade das interações virtuais e os áudios acelerados.

Foram discutidas as diferenças entre a comunicação afetiva, baseada em empatia e cuidado, e a comunicação reativa, geradora de conflitos. Também foram apresentadas estratégias práticas para escolas e famílias, como rodas de conversa e o uso de linguagem positiva. A mensagem final ressaltou que até mesmo as falhas comunicacionais podem ser oportunidades de aprendizado e recomeço.

Formação da EJA

Outra frente importante foi a formação da EJA, modalidade ofertada em quatro polos escolares, que atualmente atendem cerca de 270 estudantes em Hortolândia.

A ação integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, instituído pelo decreto federal nº 12.048/2024, em parceria entre a Prefeitura e o MEC (Ministério da Educação). A série formativa é realizada em formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais, e conta com apoio da plataforma AVAMEC, que oferece cursos e trilhas para profissionais de todas as modalidades da educação básica.

Ao todo, 17 gestores participam da formação e replicam a profissionais da EJA. Os encontros virtuais também são transmitidos pelo canal do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no YouTube, ampliando o acesso à formação.

Webinário “Viagem Lúdica”

Encerrando o mês, no dia 29 de setembro, foi realizado o webinário “Viagem Lúdica: rotas para brincar além das telas”, dentro do movimento Tempos de Infância. Destinado a todos os profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, educadores de creches conveniadas e representantes de organizações da sociedade civil, o encontro destacou a importância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da infância, especialmente em um contexto de crescente uso das tecnologias digitais.

Compromisso com a formação continuada

As formações e projetos realizados em setembro tiveram como foco a valorização dos profissionais da educação, a sustentabilidade ambiental, a formação cidadã e o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao integrar experiências práticas, tecnologias, debates contemporâneos e metodologias inovadoras, o município fortalece sua rede de ensino e consolida a formação continuada como política pública de transformação social.