Hortolândia ministra várias capacitações para equipes de saúde este mês

Formações promovidas pela Prefeitura abordaram cardiotocografia, segurança do paciente e primeiros socorros para equipes da rede municipal de saúde; também foi realizada a campanha interna “Julho Amarelo” para conscientizar sobre as Hepatites Virais

Os profissionais de saúde têm que estar apostos para atender a população em situações previstas ou inesperadas. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia mantém programação permanente de capacitações para as equipes da rede municipal de saúde. Este mês foi movimentado com formações sobre cardiotocografia, segurança do paciente e primeiros socorros.

Esta semana, o Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas ministrou um treinamento sobre cardiotocografia. Participaram da atividade 50 profissionais das equipes assistenciais da Linha Materno Infantil e do centro cirúrgico.

A enfermeira do setor de Educação Permanente do hospital, Maria Solange Santos, explica que a cardiotocografia é um exame essencial, para as gestantes, que avalia o bem-estar do feto e a atividade uterina durante a gestação e o parto.

“O treinamento capacita as equipes a interpretarem os traçados do exame com segurança. Identificar sinais de alerta, e agir de forma eficaz, promovendo um cuidado mais seguro e humanizado à gestante e ao bebê”, salienta a enfermeira.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Em seu trabalho, os profissionais de saúde têm que estar sempre atentos para garantir a segurança do paciente. Esse foi o tema da capacitação realizada, também pelo Hospital Municipal, para suas equipes, na semana passada.  

A formação incluiu atividades teóricas e práticas, com base em metas de segurança do paciente, preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e outras entidades médicas internacionais.

PRIMEIROS SOCORROS

As equipes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município e do Hospital Municipal receberam uma capacitação sobre primeiros socorros. A atividade foi ministrada pelos agentes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

HEPATITES VIRAIS

Ainda durante este mês, o Hospital Municipal promoveu a campanha interna “Julho Amarelo” de conscientização sobre as Hepatites Virais.

A atividade fez a distribuição de folders e lembretes para as equipes do hospital. Os materiais continham explicações e orientações sobre as doenças.   “As campanhas de conscientização são importantes, ainda mais quando utilizam linguagem visual em um espaço público de grande circulação, como o hospital. Essa ação leva à reflexão e ao conhecimento sobre as Hepatites Virais, de forma a prevenir as doenças e levar a diagnósticos mais precoces. E consequentemente, ao tratamento adequado e cura”, destaca o coordenador do SAMU e diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Renato Lopes Machado.