Equipes do Hospital Municipal de Hortolândia recebem capacitação sobre aleitamento materno

Atividade ministrada pela Prefeitura nesta terça-feira (15/04) enfatizou importância da humanização no atendimento às puérperas e gestantes

Hortolândia continua a investir no aperfeiçoamento técnico dos servidores da saúde municipal. A ação é necessária para oferecer atendimento cada vez mais seguro e de qualidade para a população. Nesta terça-feira (15/04), a Prefeitura promoveu capacitação sobre aleitamento materno no Hospital Municipal Mario Covas. Participaram da atividade 45 profissionais que atuam na maternidade e na sala de parto, e também os demais que integram a equipe multiprofissional da unidade hospitalar.

A formação foi ministrada pela equipe do programa Amigos do Peito, desenvolvido pela Secretaria de Saúde. Foram abordados os temas:

– Trabalho em equipe multiprofissional

– Metas da OMS (Organização Mundial de Saúde, vinculada à ONU) sobre amamentação

– Tristeza pós-parto (condição comum que pode afetar mulheres após terem o bebê)

– Ingurgitamento mamário, também conhecido como “leite empedrado” (condição temporária que afeta a mulher em que os seios ficam cheios de leite, dificultando a amamentação)

– Direitos da mulher sobre o planejamento reprodutivo

– Alimentação da mulher no período puerperal

A médica pediatra, Marta Hirayama, uma das profissionais que ministrou a capacitação, salienta que a formação enfocou temas relacionados com a humanização no atendimento da gestante e da puérpera. O conteúdo da capacitação também apresentou informações atuais sobre o manejo do aleitamento materno, com foco no auxílio às mães que venham a apresentar dificuldades na amamentação.

“Do ponto de vista da paciente, é importante que as equipes atuem em harmonia na Linha de Cuidado Materno e Infantil. Por isso, a capacitação promove o diálogo entre toda a rede municipal de saúde: Atenção Primária, Atenção Especializada e Hospital. A qualificação da rede promove melhor segurança para o atendimento dos pacientes”, reforça a pediatra.