Nova turma reúne profissionais da educação de Hortolândia e outros seis municípios paulistas
Começaram, na noite desta terça-feira (11/02), as aulas da 5ª edição do Curso de Especialização “Escola Outra: os saberes que transformam a escola e a vida”, fruto do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Hortolândia e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ampliada, a cooperação iniciada por Hortolândia agora conta também com as prefeituras de São Carlos, Santa Bárbara d’Oeste, Descalvado, Monte Mor, Limeira e Porto Feliz, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Os 152 participantes puderam aprender sobre a “Relação com a instituição escolar: teorias sobre a reprodução cultural nas escolas e sua superação”, tema abordado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, na aula inicial da Disciplina 1 – “Relação com o saber; Relação com a instituição escolar; Teorias sobre a reprodução cultural na escola e sua superação”. A aula está disponível no Canal da Pós Graduação no Youtube.
Idealizador e coordenador da Pós no âmbito da universidade, o docente avalia a parceria como “extremamente exitosa”, tendo beneficiado até agora aproximadamente 500 profissionais da educação de Hortolândia, por meio de formação gratuita e de qualidade.
“Pela UFSCar, posso assegurar que o curso é muito bem sucedido, pelo fato de ter várias mãos envolvidas em seu planejamento, efetivação e avaliação, ao longo dos últimos quatro anos, dentre elas, o pessoal da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – ProEx/UFSCar – e do Depto. de Educação – Ded/UFSCar, do qual sou professor efetivo há mais de dezesseis anos. O curso tem a abordagem da teoria da relação com o saber e das narrativas de vida como processos de formação, como seus eixos teóricos principais. Com esse curso, perseguimos a ideia de que a Educação é um Território de Saberes que podem produzir uma Escola-Outra. Desejamos que todos concluam essa formação, sentido-se desafiados a produzir uma Escola-Outra, um Professor-Outro e uma Rede-Outra para benefícios tanto dos que trabalham na Educação de Hortolândia quanto das crianças e jovens que são a razão-destino de iniciativas formativas como essa”, ponderou o docente.
Entre os ingressantes, como a Coordenadora Pedagógica na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião II, Maria Aparecida Barbosa da Silva, são grandes as expectativas:
“Quero ampliar meus conhecimentos e aprimorar minhas práticas pedagógicas com uma visão mais inclusiva e voltada para as necessidades das crianças, independentemente das suas diferenças. Acredito que a educação deve ser um espaço onde todos os estudantes, com suas particularidades e diversidades, se sintam acolhidos e respeitados. Desejo compreender as teorias e metodologias que possam ser aplicadas, compreendendo que se trata de um espaço de construção dos saberes, com muitos desafios. Além disso, espero desenvolver habilidades para trabalhar com as famílias, buscando sempre uma articulação que fortaleça a inclusão, a experimentação, a pesquisa e tantas outras demandas que o ambiente escolar dispõe. Só quem trabalha no chão da escola compreende o tamanho desse desafio. Afinal, somos parte desse organismo vivo em constante amadurecimento”, avaliou a cursista da Turma 5 (2024-2025).
Quem já concluiu a formação, como o Professor de Música na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Lourenço Daniel Zanardi, Hugo Maciel, dimensiona o alcance da formação dentro da sala de aula.
“Para mim, como professor de música, participar dessa Pós consolidou que o que já fazemos não está fora da realidade. As múltiplas aprendizagens que ensinamos e demonstramos através da música, realmente funcionam. A disciplina de música ajuda no desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos. A teoria da relação com o saber, ensinada no curso, juntamente com as aulas de música na rede foram algo intimamente ligado e a experiência deu muito certo. Enfim, concepções de educação e escola foram discutidas a todo momento, proporcionando ao ensino de música ganhar um destaque nos questionamentos, possibilitando e alcançando soluções para velhos problemas, claro, solucionados!”, afirmou o cursista da Turma 3 (2022-2023).
Mais de 500 profissionais formados
Nas quatro primeiras edições, o Curso de Especialização “Escola Outra: os saberes que transformam a escola e a vida” já formou aproximadamente 500 profissionais. O curso é oferecido gratuitamente tanto a gestores e professores, quanto aos demais profissionais da educação – educadores e colaboradores administrativos de diversas escolas e programas, como o Programa Bolsa Creche (PBC) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Maria do Carmo, parceira da Prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entre os 152 inscritos da quinta edição, 82 estão realizando sua primeira especialização, enquanto 69 já possuem especialização e 1 possui mestrado, o que evidencia o impacto dessa formação continuada na qualificação e no desenvolvimento profissional dos educadores.
“A oportunidade oferecida pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) possui alta relevância social, profissional e pedagógica, por possibilitar relação com os saberes que se constrói e saberes que se transmite, como dimensões de fundamental importância para a prática educativa”, afirmou o Diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.
Formação gratuita e de qualidade
Considerado um exemplo de fortalecimento das redes de ensino e de investimento em políticas públicas de qualificação profissional e docente, o curso conta com o apoio de professores e tutores que já participaram de edições anteriores e agora atuam como formadores. O Curso em Hortolândia é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio (Coordenador Pedagógico do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”), com apoio de tutores, todos eles profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia: Antônio Carlos Lepri Junior, Aldo da Silva Moura, Maria Eunice Rodrigues Lee, Simone Maia Lima dos Santos, Rodrigo Cambiaghi, Marcia Cristina Gonçalves Scarazzatto. A coordenação geral da especialização está a cargo do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, e foca nos estudos das relações entre o saber e a instituição, orientando os participantes na elaboração de projetos de intervenção.
“O curso ‘Escola Outra’ é fruto de uma parceria que vai além de um simples termo de cooperação técnica. Trata-se de um compromisso político-pedagógico, social e ético, que tem como objetivo transformar nossas escolas em verdadeiros territórios de saberes e integração. É inspirador ver tantos profissionais da educação superando desafios e alcançando novos patamares de conhecimento, reforçando nosso objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.