Bolsistas do curso de Costura Industrial se formam em Hortolândia

Cerimônia de formatura contou com desfile dos uniformes escolares de verão e inverno, que serão utilizados pelos alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta sexta-feira (31/01), a formatura de 34 bolsistas do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), matriculados no curso de “Costura Industrial” do Centro de Qualificação Profissional (CQP II), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A cerimônia, realizada no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, foi marcada pelo desfile dos uniformes escolares de verão confeccionados pelos bolsistas.

Realizado em parceria com o Instituto Formação, o curso profissionalizante de “Costura Industrial” é uma iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que tem por objetivo promover a qualificação profissionalizante e a inserção dos bolsistas no mercado de trabalho. Ao longo da formação, os bolsistas matriculados no curso de costura industrial do programa Acerte recebem um benefício mensal no valor de R$710,00, além de uma cesta básica e Vale Transporte. A jornada de estudos dos bolsistas é de quatro horas diárias de aprendizado profissional.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos, relembra a atuação dos bolsistas na confecção dos uniformes de verão deste ano, que beneficiou cerca de 25 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. “Este curso apresenta inúmeros impactos para a sociedade, tanto para os alunos da rede municipal, que passam a ter mais dignidade e identidade com a confecção dos uniformes escolares de verão, como para os próprios bolsistas, que aprendem uma nova profissão e passam a ter uma nova postura, pois agora acreditam mais na sua capacidade de criação e produção”, analisa Maria dos Anjos. 

A formação em “Costura Industrial” possui 6 módulos totais, um por semestre, com carga horária total de 3 mil horas. Durante o curso, os alunos têm contato com conceitos teóricos e práticos da atividade profissional, como explica a coordenadora do CQP II, Edna Amaral. “A priori, os bolsistas aprendem a parte teórica para, só então, ir para as máquinas. Primeiro, eles aprendem técnicas de corte e costura no papel, depois avançam para o tecido, para, finalmente, confeccionar os uniformes escolares. Os exercícios são realizados em quatro tipos de máquinas diferentes: a reta, a overlock, a galoneira e a elastiqueira”, explica Edna. 

Embora desenvolva competências avançadas no ramo da costura industrial para confecção dos uniformes escolares, o curso ofertado pela Prefeitura não exigiu conhecimentos prévios dos bolsistas. A moradora do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Fabiana Graia, é uma das bolsistas que ingressou no curso sem familiaridade com a profissão. “Eu nunca tive experiência nesta área, tanto que não sabia nem mesmo ligar a máquina de costura. O curso para mim foi ótimo, pois, para quem não sabia fazer nada, hoje consigo realizar consertos e reparos. Eu pretendo continuar o aprendizado para trabalhar na área, quando tiver alguma oportunidade”, revela Fabiana.

A cerimônia de formatura do curso de “Costura Industrial” foi marcada pelo desfile dos uniformes escolares de verão e de inverno, que serão utilizados por cerca de 25 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. 

Os 25 mil kits de uniformes escolares de verão são compostos por duas camisetas, além de um shorts, para os meninos, e um shorts-saia para as meninas, novidade deste ano que atende a pedidos realizados pelas mães das alunas. Já os uniformes de inverno são compostos por um agasalho e uma calça comprida. 

De acordo com a coordenação do Centro de Qualificação Profissional II da Prefeitura de Hortolândia, todas as calças do kit de inverno já foram confeccionadas, restando apenas a finalização das jaquetas. A previsão é que os kits de inverno sejam entregues aos alunos na primeira quinzena de abril.