Banco de Alimentos de Hortolândia recebe visita técnica de estudantes de Nutrição e Dietética da Etec

Neste terça-feira (02/09), grupo conheceu diversas políticas públicas da Prefeitura na área  

A equipe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura apresentou a estudantes do curso “Técnico em Nutrição e Dietética da Etec (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza)” as principais políticas públicas na área, em execução no município, que fazem da cidade uma referência na área. A visita técnica à sede do Programa “Banco de Alimentos de Hortolândia” (BAH), implantado no município há 18 anos, aconteceu nesta terça-feira (02/09). 

Vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o BAH está localizado na Rua Maria Catarina V. Pinheiro, 65, no Parque Odimar. Os 29 alunos do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio foram acompanhados pela Prof.ª Flávia Paggiaro. O objetivo da visita foi aproximar os estudantes da realidade profissional, oferecendo a eles uma vivência prática sobre o funcionamento do equipamento e suas ações estratégicas de atuação na Política de Segurança Alimentar.

Os visitantes participaram de um tour detalhado pelas instalações do BAH, passando pelas áreas de recebimento, triagem, armazenamento e logística de distribuição, onde puderam observar como os alimentos são selecionados e organizados para atender às instituições parceiras e famílias beneficiadas. Conheceram ainda a missão, a visão e os objetivos do espaço, ressaltando seu papel como equipamento público de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, o Programa atende 1473 pessoas, por meio de 18 OSCs (Organizações da Sociedade Civil) parceiras e realiza diversas atividades sócio assistenciais de educação alimentar.

Além disso, os estudantes também puderam conhecer outros Programas que compõem o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, tais como o de “Alimentação Escolar’, que oferta em média 60.000 refeições/dia para a rede municipal de ensino; o CREAN (Centro de Referência em Educação Alimentar e Nutricional), que fica na “Cozinha Escola”, espaço que promove cursos e oficinas na área de alimentação e nutrição, e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Outro destaque da programação foi a Cozinha Experimental, utilizada para oficinas práticas e ações educativas realizadas junto às OSCs. Trata-se de uma ferramenta fundamental para a promoção da EAN (Educação Alimentar e Nutricional), estimulando a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis. Durante a atividade, os alunos acompanharam o preparo de duas receitas, elaboradas a partir de itens de cesta básica enriquecidos com ingredientes da horta, e puderam degustar o “Bolo de Capim-Santo” e o “Leite Queimado com Açúcar Mascavo e Canela”.

O momento de interação com a equipe do Banco de Alimentos possibilitou aos estudantes compreender a importância do trabalho coletivo e da gestão eficiente de recursos, no dia a dia do equipamento. A troca de experiências contribuiu para reflexões sobre o papel da nutrição na promoção da saúde, da qualidade de vida e da segurança alimentar da população.

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos

Desde 2007, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia atua no combate ao desperdício por meio da captação de doações de indústrias, campanhas de arrecadação e execução de programas como o PAA.

O BAH faz parte da RBBA (Rede Brasileira de Bancos de Alimentos), instituída pelo Decreto nº 12.512, de 12 de junho de 2025. Com isso, Hortolândia se consolida como referência nacional em gestão pública da segurança alimentar, ampliando sua capacidade de atuação de forma integrada, qualificada e sustentável.