5ª Turma da Especialização “Escola-Outra” celebra formatura

Pós-graduação gratuita é promovida por meio de Cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar

Em um marco para a qualificação profissional da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) celebraram, na noite desta terça-feira (09/12), a formatura da 5ª turma do Curso de Especialização “Escola-Outra: os saberes que transformam a escola e a vida”, concluído por 88 profissionais da Educação (educadores, professores e gestores da rede), o equivalente a quase 60% dos inscritos. Segundo dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, 46 deles, isto é, 52,3% dos formandos, conquistaram agora a primeira pós-graduação.

A cerimônia aconteceu no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e reuniu formandos e familiares, além de gestores e autoridades, como a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Simone Locatelli; o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, coordenador da Especialização no âmbito da UFSCar; e o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Coordenador Pedagógico de música no Departamento de Pedagogia e Formação Continuada do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire” e coordenador da Pós no âmbito da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

Flávio Caetano emocionou-se, ao falar sobre a trajetória do projeto: “É uma alegria imensa. O projeto começou como uma pesquisa na universidade e, hoje, ganha corpo e alma com o trabalho realizado na rede municipal. A cada formatura, reconhecemos o esforço e a dedicação de todos os profissionais em concluir o curso, mas, acima de tudo, celebramos o compromisso com a qualidade da educação das crianças de Hortolândia”, destacou o professor.

Simone Locatelli enfatizou que o curso está alinhado à política formativa municipal, reconhecendo a especialização como uma medida crucial:

“A cooperação com a UFSCar nos permite elevar o nível de conhecimento de nossos educadores, oferecendo saberes de extrema relevância que transformam a prática em sala de aula. Este projeto está perfeitamente alinhado à nossa visão formativa e é, indiscutivelmente, uma ação de destaque e orgulho para todo o nosso município. Agradecemos a todos os formandos por sua dedicação”, afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a importância do Programa “Escola-Outra” ganha destaque ao ser confrontada com os desafios educacionais do país. Enquanto o Brasil ainda luta para elevar o nível de formação de sua população, Hortolândia investe no aprimoramento de quem já está na ponta do ensino.

Formação Continuada Estratégica

O curso de Especialização de 400 horas é oferecido gratuitamente, por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura e a UFSCar. Iniciada em 2021, a pós-graduação já qualificou cerca de 300 profissionais da rede pública municipal.

A próxima turma do curso, que é focado nos estudos das relações com o saber e a instituição, tem início previsto para fevereiro de 2026 e término em fevereiro de 2027.

Para a próxima edição foram disponibilizadas 150 vagas. Elas são destinadas prioritariamente aos profissionais vinculados à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; em seguida, aos profissionais de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) parceiras e de escolas contratadas por meio do Programa Bolsa Creche.

A estrutura do curso compreenderá dez disciplinas, sendo uma de ambientação ao ambiente MOODLE/UFSCar e nove disciplinas teóricas. 

Nas cinco primeiras turmas, de 2021 até agora, o projeto já formou 420 profissionais, segundo dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o que demonstra o sucesso e a ampla adesão à iniciativa.

Confira abaixo o total de professores que concluíram a Especialização de 2021 até 2025:

  • Curso 1 – 58 formandos, sendo 26 professores
  • Curso 2 – 63 formandos, sendo 35 professores
  • Curso 3 – 109 formados, sendo 10 professores (6 da rede e 4 Bolsa Creche)
  • Curso 4 – 102 Formandos, sendo 51 professores
  • Curso 5 –  88 formandos,  sendo 40 professores