Políticas Públicas para PCDs da Prefeitura de Hortolândia ajudam na inserção deste público no mercado de trabalho

PCDs cadastrados nos CRAs e no CadÚnico participam de pesquisa que visa futuras indicações à empresas e inscrição em cursos de qualificação profissional

Incluir Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho para vagas em empresas e abertura de futuros cursos de qualificação. Este é o objetivo da pesquisa que vem sendo realizada pela Prefeitura de Hortolândia, pelas equipes do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência. Aproximadamente 20 pessoas com deficiência que são cadastradas nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade responderam um questionário por meio de ligações telefônicas e demonstraram interesse em serem inseridas no mercado de trabalho e participar dos cursos.

O questionário contém perguntas com questões que tratam da necessidade individual de cada um. São perguntas como: qual a qualificação desta pessoa, no que ela é hábil, o que ela necessita para se locomover, quais cuidados ela precisaria receber caso trabalhasse em uma empresa e realizasse um curso e o ambiente ideal para o desenvolvimento do trabalho, por exemplo. Os dados com as respostas obtidas ficarão armazenados e, posteriormente, será realizado um estudo de cada caso, seguindo o perfil de cada uma das pessoas que participaram da pesquisa.

LIGAÇÕES PARA CADASTRADOS NOS CRAS E NO CADÚNICO

Também receberão as ligações PCDs com cadastros no CadÚnico do Governo Federal, moradores de Hortolândia. De acordo com o Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência são seis mil na cidade. O levantamento com as informações gerais, tanto dos cadastrados nos CRASs como no CadÚnico, será concluído ainda neste semestre. Após o levantamento dos cadastros e os estudos individuais de cada PCD, o próximo passo é buscar parcerias com empresas da região e através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para indicar os PCDs a um local de trabalho. “Também realizaremos ações para a abertura de cursos de qualificação”, explica Ozéias de Jesus,  diretor do Departamento de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Além de PCDs de Hortolândia que já possuem cadastros no CadÚnico, pessoas com deficiência interessadas em participar da ação podem se cadastrar em um dos CRASs de Hortolândia (clique no link para obter telefone e endereço dos locais) ou ligar no telefone (19) 3965-1400 e pedir a transferência da ligação para o Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e, assim, participar da pesquisa. Não há um número limite para cadastros.