Outubro Rosa: Evento une ciclismo e saúde e agita a manhã de domingo (12/10) no Lago da Fé

Evento apoiado pela Prefeitura faz parte da programação do mês de conscientização ao autocuidado contra o câncer de mama

O Parque Socioambiental Lago da Fé recebeu milhares de pessoas na manhã deste domingo (12/10), em mais um ato que celebra o Outubro Rosa em Hortolândia. O evento de pedal e caminhada, “Divas que Pedalam”, foi uma ação apoiada pela Prefeitura com o objetivo de despertar nas mulheres a necessidade do autocuidado na prevenção ao câncer de mama, aliando a prática esportiva como ferramenta para melhoria da saúde e qualidade de vida. Pedalando ou caminhando, o público presente se divertiu com muita música e empolgação. Antes disso, uma palestra sobre a importância do autocuidado e da prevenção foi realizada pela enfermeira Elisângela Chamoni, com formação especial em saúde da mulher, ela informou o público sobre os procedimentos para a detecção dos nódulos que podem indicar a doença e deu dicas sobre a saúde feminina.

“Temos um grupo que gostamos muito de combinar os passeios ciclísticos. Quando soubemos que neste final de semana seria aqui em Hortolândia, ficamos felizes. A causa do Outubro Rosa é muito nobre e ainda podemos apreciar estas belas vistas que temos nesta cidade durante a pedalada. Realmente é um domingo especial”, comentou a autônoma Aldine Amaro, 35 anos, moradora de Monte Mor, acompanhada da amiga Michele Campos, de 40 anos, monitora escolar e também moradora de Monte Mor. 

Além disso, quem esteve presente no Lago da Fé também conferiu os estandes do Departamento da Mulher, com a entrega de folhetos informativos com o objetivo de orientar sobre os serviços de preservação à vida da mulher e combate à violência na cidade e do “Viva Mais”, da Administração Municipal, para informar sobre todas as atividades  disponíveis oferecidas pelo programa.

“Nosso estande do Departamento da Mulher conta com todos os folhetos informativos para zelar pela vida das mulheres. O Outubro Rosa é cuidar da saúde delas e nada mais simbólico e importante que lembrar o nosso dever em preservar a vida de todas e combater a violência durante o ano todo. Em Hortolândia temos uma rede de apoio importante com diversas ações, espaços como o CRAM, enfim,  continuaremos intensificando este trabalho em prol das mulheres”,  comentou a diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira. 

‘O Espaço Viva Mais garante uma série de atividades para as mulheres cuidarem da saúde, além da integração em geral. Se manter ativa também é uma forma de se cuidar. Ao consultar o que o programa oferece, as pessoas podem se matricular no que preferir e iniciar a prática. Pessoas de todas as idades estão convidadas a conferir o que disponibilizamos gratuitamente para a população de Hortolândia”, explica Adriana Franco, diretora do Departamento de Relações Institucionais, responsável pelo Espaço Viva Mais. 

OUTUBRO ROSA

No mês de outubro, a conscientização é para a prevenção do câncer de mama nas mulheres.Como já é tradicional, a Administração Municipal realiza uma série de atividades, mesclando junto a prática esportiva, que alertam a necessidade do autocuidado para detectar o diagnóstico precoce da doença. Na cidade, as atividades do Outubro Rosa começaram no dia 30 de setembro com a chegada da Carreta da Mamografia para a realização de atendimentos e muito mais estar por por vir. (CLIQUE NO LINK E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA).

A campanha Outubro Rosa é mundial e nasceu em 1990, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doença que mais mata as mulheres ao redor do mundo. A campanha foi aberta no dia 30 de setembro com a carreta da mamografia.

“Uma série de atividades de conscientização estão em elaboração, para todos os públicos, durante o mês desta campanha mundial. São ações para todas as idades que envolvem diversas secretarias e mesclam, por exemplo, esporte e inclusão social. Convidamos todos a estar atentos sobre o assunto, levar as informações adiante e participar desta luta pela vida”, comentou a secretária adjunta de Governo, Jéssica Guimarães.