Idosos de Hortolândia participam de dinâmica que une atividade física e prática da solidariedade

Atividade “SuperAção” organizada pelo CCMI Remanso colaborou para a campanha “Lacre Solidário” 

Um dia para celebrar a superação, praticar atividades físicas e, ainda, colaborar com a inclusão social no município. Assim foi a manhã desta quinta-feira (05/12) para os idosos cadastrados no CCMI Remanso, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, durante a realização da dinâmica “SuperAção”. Organizado por meio de atividades físicas e brincadeiras lúdicas, a ação contou com a doação de 45 kg de lacres de alumínio em colaboração à campanha “Lacre Solidário”, iniciativa social promovida pela Prefeitura.

Durante toda a manhã, os idosos puderam participar de atividades físicas diversas, com exercícios de boxe, capoeira, ginástica e alongamento, que foram ministrados pelos professores do CCMI Remanso. Além de compor a série de atividades programadas pelo CCMI em celebração ao final de ano, a dinâmica teve por objetivo despertar o protagonismo da pessoa idosa, como explica a psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga.

“O nome ‘SuperAção’ foi pensado justamente para incentivar os idosos a superarem os pré-conceitos e a falta de conhecimento em relação às atividades físicas. Muitos deles têm receio de praticar o boxe, a capoeira, porque imaginam que não conseguiriam executar os movimentos e, por isso, acabam não participando das aulas regulares. A ideia, então, foi permitir que os idosos pudessem conhecer algo novo, superar as próprias expectativas e dificuldades e reconhecer as emoções despertadas pela interação com as atividades em grupo”, afirma Fernanda Fadiga.

De acordo com o CCMI Remanso, a dinâmica “SuperAção” também contou com atividades lúdicas que exploraram a coordenação motora dos idosos. Ao final das atividades, os idosos do CCMI Remanso entregaram cerca de 45 kg de lacres de alumínios em apoio à campanha “Lacre Solidário”. 

“Dentro deste contexto de superação, trabalhamos, também, a questão da inclusão social por meio da solidariedade. Ao longo de todo ano, os idosos trouxeram tampinhas e lacres para ajudar a campanha”, reitera Fernanda Fadiga.

Os lacres endossam a campanha “Lacre Solidário”, de iniciativa do Segmento de Políticas Públicas voltadas às Pessoas com Deficiência do Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo. A campanha inclusiva tem a finalidade de trocar os lacres de alumínios por cadeiras de rodas, que serão emprestadas pelo Fundo Social de Hortolândia e por outras entidades assistenciais da cidade a pessoas com mobilidade reduzida em situação de vulnerabilidade social.

A moradora do Jd. Santana, Aparecida Oliveira, foi uma das idosas cadastradas no CCMI Remanso que participou da dinâmica lúdica. “Foi muito bom, eu adoro participar das atividades, faz dois anos que participo. Hoje participei da capoeira, do boxe e da ginástica. Também participei da campanha do lacre”, comenta.

Ao final da dinâmica “SuperAção”, os idosos e professores envolvidos nas atividades receberam medalha de participação.