Prestação gratuita de serviços voltados à mulher será nesta segunda e terça-feira (22 e 23/09)
Hortolândia recebe, nesta segunda e terça-feira (22 e 23/09), o “Ônibus SP Por Todas”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, que conta com o apoio da Prefeitura, envolvendo várias secretarias municipais. Em ambiente climatizado, o veículo oferece uma série de serviços integrados nas áreas psicossocial, jurídica e assistencial, voltados à mulher.
O veículo está estacionado na Rua José Camilo de Camargo, ao lado da loja “Casas Bahia”, atendendo das 9h às 16h. Todos os serviços são gratuitos e prestados sem necessidade de agendamento, no regime de “portas abertas”. Segundo a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira, o atendimento móvel, que já passou por mais de 15 municípios paulistas, funciona como uma espécie de CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) Móvel.
Os serviços são prestados por meio de parceria entre os agentes públicos. Enquanto os serviços de natureza jurídica e de assistência social estão por conta da Prefeitura, o atendimento psicossocial é feito por agentes do Estado, que contratou a OSC (Organização da Sociedade Civil) “Instituto Formação”, sediada em Hortolândia e que também presta serviços à Administração Municipal. As cinco profissionais, duas psicólogas, duas assistentes sociais e uma gestora, se revezam para atender todos os municípios por onde o veículo passa.

“Estamos muito felizes de estar em casa e participando deste Movimento em prol das mulheres com o CRAM, que é muito efetivo em Hortolândia. Felizes por transformar vidas e vidas de mulheres”, afirmou a coordenadora da OSC, Bruna Rosa Franco.
Uma novidade do serviço móvel no município é que equipes da Saúde estão aplicando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais às interessadas.
A dona de casa Mônica Barbosa de Aguiar, de 53 anos, moradora do Jd. Novo Ângulo, que passava pelo local, gostou do serviço móvel. “Achei bom isso. É para mulheres que sofrem violência. Facilita muito. A gente tem mais conhecimento sobre os serviços da Prefeitura. Quem faz o exame, se precisar, é encaminhado para o posto de saúde”, comentou ela, dizendo que vai recomendar o “CRAM” Móvel para as conhecidas.
Além disso, em Hortolândia, o atendimento do “SP por Todas” ganhou o reforço da viatura da GM (Guarda Municipal) Guardiã Maria da Penha e também da viatura do CRAM “Débora Regina Leme dos Santos”, que agora está adesivada com o logotipo e o telefone do serviço, o (19) 97171-5655 (atendimento 24h). Os secretários municipais Dênis Crupe (titular de Saúde), Ieda Manzano (titular de Administração e Gestão de Pessoal), Jéssica Guimarães (adjunta de Governo) e Rodrigo Oliveira (adjunto de Desenvolvimento Econômico) passaram pelo local, na tarde desta segunda-feira (22/09), para conferir o atendimento e oficializar a caracterização da viatura do CRAM.

“O programa ‘SP por Todas’ foi lançado no dia seis de julho deste ano. O ônibus tem as cores da nossa luta e chama a atenção de todos, potencializando a visibilidade e mobilização social: a presença itinerante chama muito atenção da comunidade e da mídia local, dos comerciantes, quebrando o silêncio sobre a violência de gênero e ampliando o alcance das campanhas. O ônibus itinerante do ‘SP por Todas’ é um instrumento de democratização do acesso às políticas públicas para mulheres, garantindo que a informação e o acolhimento cheguem onde elas estão. Escolhemos a Região Central, porque conseguiremos atingir todas as regiões e sabemos que o quanto muitas têm a dificuldade de identificar que vivem situação de violência. Nosso trabalho será junto com a Secretaria de Estado e a rede municipal de ampliar o acesso e divulgar as redes de apoio”, afirmou Josefa, reforçando a importância de o município trabalhar de forma integrada com o Governo Federal e também com o Estado de S. Paulo.