Emoção e luta por direitos marcam a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Hortolândia

“Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas” foi o tema do encontro promovido pela Prefeitura

“Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Este tema marcou a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Hortolândia com o tema, realizada pela Prefeitura por meio do Departamento das Mulheres, ligado à Secretaria de Governo e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Hortolândia, que aconteceu nesta quinta-feira (17/07), no teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda. Palestra de abertura, mesa temática e debates acerca do direito das mulheres integraram a programação no espaço que estava lotado para o evento.

“Cada vez mais as mulheres vem ganhando seu espaço em todas as esferas da sociedade. No serviço público, não é diferente, já que na Prefeitura de Hortolândia, por exemplo, a maioria são mulheres. A troca de ideias, experiências e tudo o que for aqui debatido, deve vir de nossos corações. Colocar no papel o que pensamos e o que seria bom para as mulheres. Transformar com amor é o caminho de toda esta mudança que estamos acompanhando. Nós precisamos das mulheres como exemplo de tudo e uma reunião como esta é fundamental”, comentou o secretário de Governo da Prefeitura, Cafu César.

A promoção de debates sobre a realidade das mulheres do município e as políticas públicas destinadas para elas, além de propostas e diretrizes para o fortalecimento da Política Municipal para as Mulheres com estímulo para estas atividades foi a tônica da conferência. “É muito importante esta reunião com a eleição das delegadas, as propostas, os temas, enfim, tudo o que cerca hoje mais esta etapa de reforço das políticas públicas para nossas mulheres. O debate, a conversa e o resultado disso tudo, com um olhar afetuoso, contribui para o futuro não só das mulheres de Hortolândia mas, sim, para todas”, comentou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e primeira-dama, Maria dos Anjos.

“Estimular a criação e o fortalecimento de conselhos e organismos de Políticas para as Mulheres é essencial em diversos aspectos. Continuaremos elaborando ações para a proteção e a garantia destes direitos. O dia de hoje é muito especial. Agradecemos a todas que estão presentes dando mais um passo nesta luta de acolhimento, proteção e segurança. As propostas serão encaminhadas para as esferas estaduais e nacionais”, disse a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira.

O nome das quatro delegadas que representarão a cidade nas etapas Estadual e Nacional da Conferência, levando para estas etapas as propostas construídas em Hortolândia de acordo com os eixos temáticos debatidos, sairá nos próximos dias. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em Brasília.

CONFIRA OS EIXOS TEMÁTICOS DEBATIDOS CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Eixo 1 – Governança, instituições e participação popular para garantia dos direitos das mulheres.

Eixo 2 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

Eixo 3 – Autonomia financeira como estratégia de igualdade.

Eixo 4 – Cuidar de quem cuida: políticas de saúde integral da mulher.