Desafios da maternidade são tema de segunda palestra da programação sobre o “Maio Laranja” em Hortolândia

Debate aconteceu, nesta quarta-feira (14/05), no CRAS Jd. Rosolém


No segundo dia da programação, em realização pela Prefeitura sobre o “Maio Laranja”, mês de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, 45 pessoas participaram da palestra sobre a “Maternidade e os desafios na manutenção da integridade de crianças e adolescentes”. A discussão, em homenagem ao Dia das Mães, aconteceu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Rosolém “Joel Alves Assunção”, no Jd. Rosolém.

As ações do “Maio Laranja” fazem parte do aniversário de 34 anos de emancipação de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, haverá uma série de eventos até o dia 29 de maio, enfocando o tema.

Na manhã desta quarta-feira (14/05), o assunto foi abordado pela assistente social e coordenadora do Programa PSB (Proteção Social Básica) e PSE (Proteção Social Especial) no Domicílio, Clotilde Aparecida dos Santos  Fernandes.  Por meio de uma dinâmica, a profissional abordou a multiplicidade do “maternar”, discorrendo sobre a “Maternidade e outras jornadas”. Para ilustrar de forma lúdica e sensível a diversidade de papéis exercidos pelas mães no dia a dia, cada uma das presentes recebeu balões com frases simbólicas, tais como: “Sou mãe e cantora”, “Sou mãe e artista” e “Sou mãe e corredora”. A proposta foi provocar uma reflexão sobre o fato de a maternidade ir muito além dos cuidados básicos, exigindo da mulher constante criatividade, força, sensibilidade e múltiplas competências. A dinâmica buscou, ainda, reforçar o papel fundamental da figura materna na construção de vínculos familiares e comunitários.

“As atividades de convivência e fortalecimento de vínculos são ofertadas pelo CRAS Rosolém à população também através de palestras educativas com o objetivo de intensificar o cuidado, fortalecer as relações e preservar a não violação de direitos. Este mês, focado ao público infantojuvenil, fizemos uma parada para reflexão sobre as formas de prevenção e cessação das violência praticadas contra crianças e adolescentes”, explicou a psicóloga Alice Rosa, coordenadora do CRAS Rosolém “Joel Alves Assunção”.

De acordo com a assistente social Roseli Salete Braghirolli, gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a campanha do “Maio Laranja” busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes. 

“Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa que dá visibilidade a este assunto. Teremos palestras e roda de conversa com as famílias que são acompanhadas nos CRAS. Essas ações  buscam orientar e conscientizar a sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou a gestora.

Confira abaixo a programação completa:

Sexta-feira (16/05)

Palestra do “Maio Laranja: Como identificar e prevenir o abuso sexual”, com Cristiane Ramos

CRAS Maria Humilde Antunes (Zuma) – Rua da Amizade, 240 | Jardim Brasil

Quinta-feira (22/05)

Palestra do “Maio Laranja: A importância de denunciar qualquer suspeita de abuso Infantil”, com Lúcia de Carvalho Peixoto

Equipe do CRAS Santa Clara, no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE) – Rua Bolívia, 290 | Jardim Santa Clara do Lago II

Segunda-feira (26/05)

Palestra sobre “Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Kelly Karoline Amorim Mafra

CRAS Novo Ângulo – Rua Francisco Bereta, 330 | Jardim Novo Ângulo

Quinta-feira (29/05)

Panfletagem  sobre “A importância da infância e adolescência no desenvolvimento infantil”, com a equipe do CRAS Jardim Amanda

 CRAS Jardim Amanda – Avenida Tarsila do Amaral, 540 | Jardim Amanda II