Cerca de mil pessoas participaram do evento, que faz parte da programação de mês de inclusão da pessoa com deficiência
Uma onda verde tomou conta do Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel, neste domingo (21/09), “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Cerca de mil pessoas participaram da 2ª Caminhada Inclusiva, que abriu a programação oficial do “Setembro Verde”, mês de inclusão da pessoa com deficiência, em Hortolândia.
Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura, por meio do DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência) da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o evento disponibilizou aos participantes atividades culturais variadas, no palco armado no espaço. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o vice-prefeito, Cafu César, além de outras autoridades municipais, também prestigiaram a programação.
Para Zezé Gomes, a Caminhada Inclusiva é a expressão viva de que a inclusão se faz com atitudes concretas, com políticas públicas e com a mobilização da sociedade.
“Foi uma experiência emocionante e muito significativa para mim, como prefeito e, acima de tudo, como cidadão que acredita em uma cidade que cuida das pessoas. Hortolândia é um município que acolhe, integra e promove oportunidades para todos. Cada momento foi carregado de alegria, união e, principalmente, de esperança em uma sociedade mais justa e inclusiva. Nosso governo tem como prioridade cuidar das pessoas. Essa é a marca da nossa gestão: olhar para cada cidadão com sensibilidade, respeito e responsabilidade”, afirmou Zezé.
Segundo ele, foi com esse espírito que a Prefeitura criou, recentemente o DPP PcD (Departamento da Pessoa com Deficiência). “Este foi um passo importante para estruturar políticas públicas mais efetivas, ampliar canais de escuta, garantir acesso a direitos e promover a participação plena dessa população em todos os espaços da cidade. Tenho muito orgulho de liderar uma cidade que reconhece a importância da luta das pessoas com deficiência e que transforma esse reconhecimento em ações reais. Vamos seguir avançando, fortalecendo programas, criando novos projetos e garantindo que a inclusão esteja presente em cada área da nossa gestão: na educação, na saúde, na mobilidade, no esporte, na cultura e em todas as políticas que impactam a vida da população. Juntos, estamos mostrando que Hortolândia é, verdadeiramente, uma cidade que cuida das pessoas, valoriza a diversidade e acredita que um futuro melhor se constrói com inclusão, respeito e solidariedade”, afirmou o prefeito.
Com o objetivo de promover inclusão, conscientização e dar visibilidade ao “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”, a caminhada seguiu, ao som de instrumentos de percussão, pelo Parque Lago da Fé, chamando a atenção dos demais visitantes. Para o presidente do Conselho PcD, Alexandre Amaro, o evento superou as expectativas.
“É uma honra para a gestão 2024/25 poder contribuir com a população e estarmos todos reunidos em uma data tão especial como a do 21 de setembro, Dia Nacional de luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Conselho Municipal tem usado a palavra ‘parceria’ para realizar suas ações”, afirmou Amaro.
Segundo o DPP PcD, a programação continua, com diversas atrações ao longo da Semana de Ação.
“A caminhada abre a Semana de Ação do ‘Setembro Verde’, que terá também várias atividades de inclusão, como capacitação dos servidores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) sobre atendimento inclusivo, exposição de artes inclusivas em parceria com Instituto Federal de São Paulo e o ‘Setembro Surdo’, da Educação, com apresentação teatral”, afirmou a diretora do DPP PcD, Quezia Garcia.
“A Lei Brasileira de Inclusão assegura os direitos das Pessoas com Deficiência, mas ainda há muito a ser feito no Brasil, pois muitos ainda enfrentam dificuldades. Por isso, promover a inclusão social e a acessibilidade é fundamental para garantir que todos, independentemente de suas condições, tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Desta forma, a campanha do Setembro Verde tem por objetivo aumentar a visibilidade desta parcela importante da população, promovendo a disseminação de informações e ampliando o apoio à causa”, afirmou o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira.
Confira a programação abaixo:
Semana de ação – Setembro Verde 2025
Iluminação especial no Paço Municipal e na Ponte da Esperança (estaiada)
Data: 21 a 28/09
Formações da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para atendimento inclusivo
Data e hora: 22/09, segunda-feira, 14h
Local: CRAS Jd. Amanda, Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II
Data e hora: 23/09, terça-feira, 9h
Local: Centro Pop (Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua), Rua Maria Bernardes 505, Remanso Campineiro
Data e hora: 23/09, terça-feira, 13h
Local: CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Av. São Francisco de Assis, 426 – Vila Real
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 9h
Local: Departamento de Inclusão Produtiva, Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Primavera, Rua da Amoreira, nº 35 – Jd. Primavera
Data e hora: 25/09, quinta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Novo Ângulo, Rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo
Data e hora: 26/09, sexta-feira, 8h15
Local: CRAS Jd. Santa Clara, Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II
Data e hora: 26/09, sexta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Rosolém, R. Guido Rosolém, 177 – Jardim Rosolém
Data e hora: 30/09, terça-feira, 8h
Local: CRAS Jd. Brasil, Rua da Amizade, 240, Jardim Brasil
II Exposição IncluIF (Exposição de Arte Inclusiva no Instituto Federal de São Paulo)
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 11h30 (abertura), 25 e 26/09, quinta e sexta-feira, das 9h às 21h
Local: câmpus Hortolândia, Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro
Setembro Surdo – apresentação do espetáculo “Cem história, sem palavras”, com Damião e Cia, tenda com jogos e trabalhos realizados por alunos surdos
Data e hora: 25/09, quinta-feira, às 18h30
Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, R. Santos Dumont, 45 – Jardim Amanda I



