Caminhada do Agosto Lilás reuniu mil pessoas pelo fim da violência contra a mulher

Durante o evento, vice-prefeito Cafú Cesar afirmou que articula a vinda da Casa da Mulher Brasileira para Hortolândia

A onda lilás tomou conta das ruas do Jd. Amanda, na manhã de domingo (24/08), com a mensagem do cuidado com a vida das mulheres. Marcando o final deste Agosto Lilás em Hortolândia, campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher, o evento mesclou a sensibilização do tema com a prática esportiva numa caminhada, promovida pela Prefeitura. Aproximadamente mil pessoas participaram da ação. Durante o evento, o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César, comentou a possibilidade de a cidade ter uma Casa da Mulher Brasileira (CMB), iniciativa do Governo Federal que poderá auxiliar o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) no trabalho com as mulheres vítimas de violência.

“Essa mobilização é muito bonita e mostra o compromisso que temos com a vida e a proteção das mulheres em nossa cidade. Até o final do nosso mandato, estamos negociando com o Governo Federal para trazer a Casa da Mulher Brasileira para a cidade. São melhorias que buscamos e realizamos para que todos saibam que em Hortolândia não toleramos nenhum tipo de violência contra quem for. O trabalho em relação a este tema vai continuar e caminha junto com o crescimento e o desenvolvimento para os próximos anos”, comentou o secretário de Governo e vice-prefeito, Cafu César.

INÍCIO DA CAMPANHA

No dia 7 de agosto, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, no Paço Municipal Palácio dos Migrantes, o Dia D do Agosto Lilás. O evento marcou o início da campanha que, além da caminhada, contou com aproximadamente 20 atos. Até sexta-feira (29/08), acontecem mais ações (clique e confira). O mês também é marcado pelos 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais importantes no combate à violência doméstica.

“O esporte também é uma ferramenta que contribui contra a violência. Celebramos este mês cheio de ações e realizações em prol da vida das mulheres e é satisfatório estar ao lado de tantas pessoas que promovem o bem. A sensibilização é o caminho para que aconteçam cada vez menos casos. Parabenizamos todos que entraram nesta linda onda lilás”,  comentou a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira.

HORTOLÂNDIA PELA VIDA DA MULHER

A Delegacia de Defesa da Mulher de Hortolândia foi inaugurada em 26 de maio de 2022, fruto de uma antiga reivindicação da população. Localizada na rua Benedicta Pires de Assis, 88, no Remanso Campineiro, o espaço passou por reformas e adequações para atender às normas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Desde então, vem contribuindo significativamente para atender mulheres em situação de violência, integrando a estrutura da Delegacia Seccional de Americana e o Deinter-9, com sede em Piracicaba. A instalação da delegacia foi oficializada pelo Decreto n° 66.425, em janeiro de 2022, e atende exclusivamente ao território de Hortolândia, garantindo um espaço especializado para denúncias e ações preventivas.

No ano passado, a Prefeitura entregou a obra de ampliação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”. Criado pela Administração Pública em 2017, o CRAM de Hortolândia atua diariamente na promoção e garantia do sistema de direitos das mulheres. Articulado com outros serviços e instituições da cidade que atuam na rede de proteção às mulheres, o órgão oferece serviços de acolhimento, apoio, atendimento social e psicológico, bem como orientação jurídica, encaminhamentos e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Em 2024 foram mais de 800 atendimentos e só no primeiro trimestre deste ano, aproximadamente 250 atendimentos. 

O município também reforça a importância do canal Disque 180, que funciona 24 horas por dia e recebe denúncias de forma anônima. O atendimento do CRAM pode ser acionado presencialmente ou por meio dos canais da Secretaria de Inclusão.