“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é um dos destaques entre os livros mais emprestados em junho na Biblioteca Municipal 

Órgão da Prefeitura de Hortolândia realizou o empréstimo de 465 títulos de gêneros variados no mês passado

O ranking dos livros mais emprestados, em junho, pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura da Prefeitura de Hortolândia, apresentou interesses literários variados. Um dos destaques nos empréstimos ficou por conta do brasileiro “Vidas Secas”, do escritor alagoano Graciliano Ramos. Nascido no interior de Alagoas em 1892, o romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista é considerado um dos maiores nomes da literatura do Brasil. Na obra, Ramos conta a saga de uma família de retirantes do sertão nordestino com vidas em condições insalubres de existência, condicionada a seca, miséria, fome, desigualdade social e lutas de classes. Em meio ao semiárido, sentimentos, pensamentos, desejos e emoções os obrigavam a procurar meios de sobrevivência, marcando a situação histórico-social do meio.

Outras obras literárias de ficção e não ficção também foram destaques. A primeira posição ficou com a popular série “Diário de um banana”, que aparece no ranking com cinco volumes. Também aparecem nas primeiras posições “A Hipótese do Amor”, “Quem Pensa Enriquece” e “Álbum de Casamento”.  

“Do primeiro dia de junho até o primeiro dia de julho, foram contabilizados 465 empréstimos de livros. O público usuário da biblioteca é formado principalmente por adolescentes e jovens. Isso se reflete também no ranking, no qual predominam títulos de literatura infantojuvenil e quadrinhos. Títulos best-sellers também se mantém em alta na preferência dos leitores da biblioteca de Hortolândia. As dicas sobre autores e livros mencionados no post sobre literatura que a Prefeitura divulga todo mês nas redes sociais, como Facebook (https://www.facebook.com/share/r/1AAiKHapoq/),têm impulsionado a procura dos leitores ao acervo da biblioteca”, destaca o coordenador do espaço, Rafael Antônio da Silva.

CADASTRO

Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 usuários cadastrados. Quem quiser se tornar usuário da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital.

Crianças ou adolescentes menores de idade que também querem se tornar usuários cadastrados devem apresentar documento original do pai, da mãe ou do responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).  O acervo da biblioteca pode ser consultado on-line neste site (CLIQUE AQUI http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/).  

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405 (https://maps.app.goo.gl/jyp1X9Lp6CSjW8eH9), Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados pela biblioteca em junho:.

Ranking dos livros mais emprestados – Junho de 2025 – Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte
TítuloAutor
Diário de um banana : Rodrick é o caraJeff Kinney
A hipótese do amoHazelwood, Al
Quem pensa enriquece Hill, Napoleon
Álbum de casamento Roberts, Nora
A vida invisível de Addie LaRueSchwab, V.E.
Barbie ButterflyMan-Kong, Mary 
Jogo do como-podeMachado, Luiz Raul 
Fazenda
Diário de um banana : segurando velaJeff Kinney
Animais do oceano geladoMorgan, Sally
Dinossauros do BrasilMassarani, Luisa
Vidas secasGraciliano Ramos
Animais das profundezas do oceanoMorgan, Sally
Mickey e o banho do Pluto
O menor elefante do mundo: uma aventura inesperada
Os dias do cãozinho
O mundo da criança
O filho do GrúfaloDonaldson, Julia
Emma Austen, Jane 
Rapunzel : uma fábula sobre o amorAlbee, Sarah