“Agosto” de Rubem Fonseca e romance distópico “A seleção” de Kiera Cass estão no ranking dos livros mais procurados em agosto, divulgado pela Biblioteca Municipal, órgão da Prefeitura
A literatura é fascinante por conseguir cativar públicos de diferentes idades com histórias do passado e até do futuro. Prova disso é o ranking dos livros mais procurados por leitores de Hortolândia em agosto, divulgado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, unidade cultural da Prefeitura. O 1º lugar ficou com o clássico romance histórico “Agosto”, de Rubem Fonseca. O pano de fundo da obra são os fatos, em agosto de 1954, que culminaram no suicídio do então presidente Getulio Vargas. A biblioteca registrou 560 empréstimos de livros, no mês passado.
Já em 3º lugar ficou o romance distópico “A seleção” (foto), best-seller da autora americana Kiera Cass. Obras literárias de distopia descrevem sociedades organizadas, geralmente, sob termos autoritários, em um futuro sombrio. “A seleção” integra uma série de cinco volumes, cuja trama fala sobre a sociedade dividida em castas. A protagonista é a jovem adolescente America Singer, escolhida dentre 35 garotas, para ser a esposa do Príncipe Maxon e tornar-se a rainha de Illéa.
De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, o ranking de julho reflete os gostos de um público com perfil etário mais velho. Dentre desse público, o coordenador ressalta que a biblioteca tem sido frequentada por adultos e pessoas da terceira idade.
“O perfil do nosso leitor ainda continua majoritariamente jovens e adolescentes. Ainda há muito interesse pela literatura infantojuvenil. Mas podemos notar que o público vem buscando diversificar as leituras. Seja por lazer, conhecimento ou para trabalhos escolares”, analisa o coordenador.
O ranking traz ainda outros dois títulos conhecidos da literatura brasileira, o clássico “Um lugar ao sol”, do autor gaúcho Érico Verissimo, e “Estação Carandiru”, do médico e oncologista Drauzio Varella.
MAIS DE 7.000 USUÁRIOS
Recentemente, a Biblioteca Municipal de Hortolândia ultrapassou a marca de 7.000 usuários cadastrados.
Quem quiser se tornar usuário da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital.
Crianças ou adolescentes menores de idade que também querem se tornar usuários cadastrados devem apresentar documento original do pai, da mãe ou do responsável, e autorização assinada por algum deles.
Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).
AMPLIAÇÃO DO ACERVO
Em julho, a biblioteca ampliou seu acervo com a aquisição de mais de 100 livros. O acervo da biblioteca, atualmente com mais de 19.000 títulos, pode ser consultado on-line neste site (CLIQUE AQUI).
ACHEI UM LIVRO
A biblioteca ainda reforça que neste mês promove mais uma edição do aclamado projeto Achei um livro. O evento integra a programação da Semana Cultural, promovida pela Prefeitura.
Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados pelo leitores da Biblioteca Municipal de Hortolândia em agosto:
