Projeto Concertos no Paço destaca riqueza da cultura migrante em Hortolândia

Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e grupo Pioneiros do Catira se apresentam no Paço Municipal, na segunda-feira (01/09), às 7h30; evento abre Semana Cultural de setembro, promovida pela Prefeitura

A história de Hortolândia é construída pelos migrantes. Pessoas de outras localidades, regiões e estados vieram para cá, e graças ao trabalho delas, a cidade continua a crescer e prosperar. Não é à toa que o Paço Municipal é denominado Palácio dos Migrantes. Para destacar a contribuição deles, a Prefeitura promove o projeto Concertos no Paço – Bom Dia Servidor. O evento terá apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e do grupo Pioneiros do Catira, na segunda-feira (01/09), às 7h30, no saguão do Paço Municipal. O projeto abre a Semana Cultural de setembro, realizada pelo município. A programação está disponível no portal da Prefeitura, por meio deste LINK.

A Orquestra irá apresentar um repertório de músicas que abordam a riqueza da cultura e das tradições dos migrantes. O grupo foi criado por Mestre Chiquinho, um dos moradores ilustres da cidade, e pelos violeiros Eliseu Teodoro e João Batista, em 2009. A proposta é manter viva a tradição da música caipira na cidade. Atualmente, a orquestra tem 30 integrantes, dentre homens e mulheres. A orquestra tem apoio da Secretaria de Cultura. Desde sua criação, a orquestra tem seu trabalho reconhecido, com convites para apresentações em outras cidades da região e até de outros estados do Brasil. Além disso, o grupo já gravou disco e recebeu prêmio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Outra atração será o grupo Pioneiros do Catira, com 12 integrantes, que fará uma apresentação de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. O final da apresentação será interativo. Na última música, os catireiros vão convidar o público a se juntar com eles para dançar.

O QUE É SEMANA CULTURAL?

A Prefeitura de Hortolândia realiza a Semana Cultural mensalmente. A proposta é democratizar o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações. A programação reúne numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês.

A Prefeitura começou a realizar a Semana Cultural em março. Desde então,  o município já recebeu várias atrações artísticas conhecidas, dentre as quais os grupos de rock Massacration e Detonautas, os cantores Di Ferrero e Roberta Campos, e o rapper Gabriel O Pensador.

Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.