Projeto Achei um livro de Hortolândia comemora Dia Internacional da Doação de Livro

Prefeitura realiza primeira edição do ano do projeto nesta sexta-feira (14/02), no Parque Socioambiental Renato Dobelin; Biblioteca Municipal de Hortolândia irá espalhar 33 livros no local; quem encontrar algum, pode pegar e levá-lo

Você é fã da série literária “Jogos Vorazes”? Se sim, você pode ter a sorte de encontrar os primeiros volumes da série no projeto Achei um livro. A Prefeitura de Hortolândia promove a primeira edição do ano do projeto, nesta sexta-feira (14/02). A ação será, a partir das 9h, no Parque Socioambiental Renato Dobelin, localizado na região central, próximo ao HORTOFÁCIL.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte irá espalhar no parque 33 livros de gêneros variados de ficção e não ficção. Dentre os títulos que serão deixados no local estão os três volumes da série “Jogos Vorazes”, da autora norte-americana Suzanne Collins.

As três obras estarão embrulhadas em embalagem de presente com papel dourado, laço amarelo e identificação da biblioteca. Os demais livros também estarão embrulhados, só que em papel na cor branca e laço azul, também com identificação da biblioteca.

A ideia do projeto é fazer com que os livros sejam encontrados ao acaso pelas pessoas que, porventura, passarem no parque. Os livros serão deixados em lugares como bancos, mesas, árvores, dentre outros. Portanto, quem tiver a sorte de achar um dos livros, poderá pegá-lo e levá-lo.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, os livros não ficarão escondidos. O projeto não é uma brincadeira do tipo “caça ao tesouro”. A ação se encerra quando todos os livros forem encontrados.

O coordenador ainda solicita para que cada pessoa encontre e pegue apenas um livro, para possibilitar que outros também possam ter a sorte de achar um livro. Caso o público venha ao parque com crianças, a orientação é para evitar deixá-las sozinhas em razão do projeto acontecer sem a presença de monitores.

AGUÇAR A CURIOSIDADE

O objetivo do projeto é aguçar a curiosidade das pessoas e atrai-las para  conhecer a biblioteca. E, a partir daí, incentivar o gosto pela leitura e formar novos leitores. “Para possibilitar que as pessoas venham conhecer a biblioteca, decidimos fazer o projeto no parque Renato Dobelin, que fica justamente ao lado da biblioteca”, explica o coordenador.

Quem achar um dos livros, poderá postar foto ou vídeo com as hashtags #bibliotecahortolandia, #seculthortolandia e #acheiumlivrohortolandia e marcar nas redeso sociais a Secretaria de Cultura (@seculthortolandia) e a Prefeitura de Hortolândia (@prefeitura.hortolandia). Ou ainda enviar foto ou vídeo pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp da biblioteca, cujo número é (19) 99976-7880.

O projeto Achei um livro foi criado pela biblioteca municipal, em 2018. Desde então, a ação já conquistou reconhecimento em âmbito estadual, nacional e internacional. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

DIA INTERNACIONAL DA DOAÇÃO DE LIVRO

A edição do projeto Achei um livro nesta sexta-feira também comemora o Dia Internacional da Doação de Livro. Quem quiser entrar no clima da data, pode doar livros para a biblioteca. A prática dessa boa ação de cidadania ajuda mais pessoas a também adquirir o gosto pela leitura, e possibilitar que elas tenham acesso à cultura.

O coordenador da biblioteca orienta as pessoas a enviarem fotos dos livros que desejam doar. O envio das imagens deve ser feito pelo BiblioZap, serviço de atendimento do órgão via WhatsApp.

Por meio das fotos, a biblioteca faz uma pré-avaliação das obras. Essa ação é necessária para evitar transtornos aos doadores e evitar que eles se desloquem desnecessariamente ao trazer livros que podem não interessar à biblioteca. Podem ser doados livros de ficção e não ficção de gêneros variados.

A biblioteca não aceita doações de livros didáticos, livros em mau estado de conservação, livros fotocopiados, apostilas e enciclopédias. Já no caso de revistas, quem quiser doá-las também deve enviar antes foto desses itens para serem avaliados pela equipe da biblioteca.

Caso os livros a serem doados sejam aceitos, o interessado deve levá-los até a biblioteca, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.