Unidade cultural da Prefeitura é opção de lazer que estará aberta neste sábado e domingo (27 e 28/09), das 9h às 13h
O fim de semana é o momento ideal para fazer passeios que misturem lazer e cultura. Uma boa dica é visitar o Museu Municipal Estação Jacuba, unidade da Prefeitura de Hortolândia. O museu estará aberto neste sábado e domingo (27 e 28/09), das 9h às 13h. O endereço é rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. No último fim de semana de cada mês, o museu abre para visitação pública.
O museu ocupa o prédio da antiga Estação Jacuba de trem que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, reunidos em várias salas, sobre à história da própria estação e do município. Todo esse material é parte importante do patrimônio histórico-cultural da cidade.
O espaço também recebe exposições temporárias. Atualmente, está em cartaz a exposição fotográfica “Trilhos e Tradições de Hortolândia”, aberta em agosto. Com 40 fotos antigas da estação, como a que está abaixo, a exposição foi inaugurada por ocasião do evento Jornada do Patrimônio Histórico, do governo do Estado. Hortolândia foi um dos municípios selecionados pelo governo estadual para participar da jornada deste ano.

SELFIES
O museu fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por medida de segurança, a equipe do museu orienta os visitantes a não ultrapassar a grade que cerca a plataforma externa para tirar fotos ou gravar vídeos na hora da passagem do trem.
Outro atrativo, na entrada, é o exemplar de uma espécie arbórea popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio, e é de uso ornamental. De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Cultura, o nome científico da espécie é Ravenala madagascariensis. Suas folhas são grandes, também parecidas com as da bananeira. Em razão disso, a planta acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu seu nome popular.
Após o passeio pelo museu, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas, duas mangueiras e uma caramboleira, que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.