Mês da Consciência Negra em Hortolândia começa com exposição especial em unidades municipais de ensino

Durante novembro, Prefeitura promove ações que celebram a cultura e a importância histórica das pessoas pretas no Brasil

O mês da Consciência Negra se inicia em Hortolândia com atividades que serão realizadas até o dia 10 de dezembro, celebrando a cultura e a história, reforçando a importância da identidade das pessoas pretas e o combate ao racismo. Com o tema: “Consciência, Ativismo e Cultura – Respeito que Educa, Ação que Protege”, a exposição “Humanos Notáveis, Alinhando a História”, mostra os feitos elaborados por pessoas pretas ao redor do mundo que contribuíram e contribuem na mudança, para melhor, da vida das pessoas. Tecnologia, invenções e atos que revolucionaram a história da humanidade são as diretrizes da exposição. 

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jardim Sumarezinho, foram os primeiros a receber a ação, que é promovida pela parceria entre a Prefeitura (Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Secretaria de Governo e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através da Comissão da Igualdade Racial de Hortolândia. Quem visita as obras, pode acompanhar a riqueza nos detalhes. Até o final do mês, a exposição continua em demais unidades de ensino, seguindo um calendário e, também, em espaços públicos de diferentes regiões da cidade.

“Essa exposição é extremamente importante e marca a cultura e a história, apresentada de maneira didática e explicativa para os alunos das unidades de ensino. Ali, eles podem acompanhar a importância destas invenções realizadas para contribuir com a evolução do mundo. Este mês de conscientização também é um mês de luta por direitos, lembranças e de celebração. Continuamos com as ações e convidamos todos a participar”, comentou o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Heverton Silva.

CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 20 de novembro (feriado Nacional), celebra-se o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, líder da resistência contra a escravidão e da Consciência Negra. A data marca o reconhecimento e a importância da população negra na formação do Brasil, celebrando cultura, história e contribuições.